Viaje no tempo com o Mooc dos dinossauros - PORVIR

Inovações em Educação

Viaje no tempo com o Mooc dos dinossauros

Curso permite que alunos vejam ossos em 3D, joguem com partes do corpo dos animais e naveguem por uma linha do tempo

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 15 de agosto de 2013

Os dinossauros foram extintos há mais de 60 milhões de anos, sem nunca terem sido vistos em vida por olhos humanos. Ainda assim, eles continuam sendo temas de filmes, histórias em quadrinhos, brinquedos infantis e até aulas gratuitas de ensino superior on-line.

Exatamente. A Universidade de Alberta, de Edmonton, no Canadá, acaba de inaugurar o Dino-101, curso que vai estudar estes animais ao longo de doze semanas, com data marcada para iniciar em 4 de setembro. “Um dos motivos que criamos o curso é a força que a paleontologia tem na província de Alberta, que tem em si alguns dos recursos mais ricos de fósseis de dinossauros do mundo. Portanto, faz sentido que nosso primeiro passo no mundo dos Moocs seja do tamanho de um Albertosaurus”, brinca Jennifer Chesney, vice-presidente do Departamento de Estratégia Digital da universidade, em entrevista ao Porvir.

Curso on-line e gratuito sobre dinossauros, da Universidade de Alberta, permite que alunos vejam ossos em 3D, joguem com partes do corpo dos animais e naveguem por uma linha do tempocrédito Kovalenko Inna / Fotolia.com

O curso, que está disponível na plataforma do Coursera e já conta com mais de 7.500 inscritos, vai oferecer aos alunos, além das tradicionais videoaulas e testes, métodos interativos de aprendizado desenvolvidos pelas indústria de games, entre eles um manipulador tridimensional de tomografia de fósseis, um quebra-cabeça de dinossauro em que os usuários terão de juntar os ossos de uma espécie e uma escala de tempo geológico que permite, por meio do zoom, voltar no tempo e entender como eles viveram e como o planeta foi evoluindo. “Queremos envolver nossos alunos para que eles fiquem no curso por mais tempo, para ter uma retenção maior do que temos observado em outras modalidades de MOOCs”, explica Chesney.

O Dino 101, que será coordenado por Philip John Currie, um dos paleontólogos mais importantes do mundo e um dos fundadores do Museu Royal Tyrrel de Paleontologia de Drumheller, em Alberta, é gratuito e aberto para qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, mas os estudantes da universidade que optarem por fazer essa disciplina on-line vão receber os créditos pagando até a metade do preço que ela teria na grade tradicional. “No momento, estamos trabalhando com o Coursera em dois modelos. Um para permitir que outras universidades, faculdades e escolas de ensino médio ofereçam o Dino 101 para obtenção de créditos de seus alunos e outro para aqueles que não são filiados em qualquer instituição, mas desejam apenas se desafiar, realizando um exame intermediário e um final sobre o tema em uma universidade”, diz.

Chesney se diz entusiasmada com o número de inscritos até então e afirma que vai também vai estudar junto de seu filho, de sete anos, que é fascinado por dinossauros. Segundo ela, seria um sonho atingir 250 mil inscritos e quebrar o recorde de pessoas inscritas para um Mooc e completa: “E por que não pensar em ver, ao longo do tempo, 1 milhão de pessoas estudando com o Dino 101?”


TAGS

ensino superior, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x