O que vimos, escrevemos e aprendemos em 2013 - PORVIR

Inovações em Educação

O que vimos, escrevemos e aprendemos em 2013

Confira infográfico com retrospectiva do Porvir, que traz cinco grandes temas que marcaram a nossa cobertura

por Redação ilustração relógio 19 de dezembro de 2013

E não é que 2013 foi um ano e tanto para a educação? Aqui e lá fora, discussões acaloradas sobre o que se espera dos processos de ensino e aprendizagem puseram todo o tipo de assunto na pauta. No, Brasil, em meio aos protestos que ganharam as ruas de todo o país, a reivindicação por uma educação melhor era palavra de ordem. Agora, o debate social não se concentra mais em garantir o acesso à educação, deu um passo a mais e se dedica a discutir a qualidade. Nos EUA, vimos o presidente Barack Obama e uma série de celebridades da música e do esporte ir à televisão pedir que as escolas ensinassem programação. França, Reino Unido e China lançaram plataformas nacionais de Moocs e querem democratizar o ensino superior.

Diante de tudo isso, o Porvir procurou identificar o que de mais importante e recorrente aconteceu nos últimos 12 meses e traz o resultado desse esforço de organização em um infográfico de retrospectiva 2013. Os cinco principais grandes movimentos que identificamos foram negócios sociais, habilidades socioemocionais, ensino híbrido, experimentação e Moocs. Relacionamos cada tema com fatos e notícias que repercutiram no portal ao longo do ano.

No centro, essas cinco tendências convergem para um entendimento de educação integral como sendo o tipo de educação que todos os processos que se renovam procuram: aquela que prepara os alunos para serem cidadãos plenos e atuantes, com oportunidades de desenvolvimento de suas dimensões física, social, afetiva e intelectual. Confira o infográfico que traz tudo o que vimos, escrevemos e aprendemos em 2013.


TAGS

educação integral, educação mão na massa, mooc, negócios de impacto social, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x