YouTube Edu passa a ter conteúdos alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio - PORVIR
Crédito: victoria_pineapple/iStock

Inovações em Educação

YouTube Edu passa a ter conteúdos alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio

Reestruturação do canal voltado à educação terá curadoria da UNESCO, com especial atenção à acessibilidade, diversidade e igualdade de gênero

por Redação ilustração relógio 31 de janeiro de 2022

No ar desde 2013 e com quase 500 mil inscritos, o canal brasileiro YouTube Edu é um importante suporte pedagógico. A fim de alcançar mais usuários, atualizar suas produções e apoiar o ensino remoto, o YouTube Edu passará a contar com a curadoria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em seus conteúdos.

Fundado pelo Google Brasil em parceria com a Fundação Lemann, o canal gratuito reúne recursos educacionais voltados para os ensinos fundamental e médio, com aulas sobre língua portuguesa, matemática, ciências (química, física e biologia), história, geografia, língua espanhola e língua inglesa. A proposta é alinhá-los à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao Novo Ensino Médio, considerando ainda a acessibilidade e temas como diversidade e igualdade de gênero. O YouTube Edu também reúne dicas para que professores possam utilizar as ferramentas digitais como apoio pedagógico, como no vídeo abaixo:

De acordo com a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, a entidade “tem liderado iniciativas para garantir que, nesse momento exigente, o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo seja protegido.” Para Marlova, a parceria com o YouTube é fundamental para que se atinja o objetivo de promover uma educação de qualidade com atenção sobre o ensino e o uso das ferramentas digitais.

Ações contínuas

Com o novo formato a ser construído durante o ano, está prevista a formação de professores para que utilizem o conteúdo em seus planos de aula. “O YouTube é uma plataforma de conteúdo versátil, alinhada às principais necessidades de nossos usuários. Acreditamos que a democratização do acesso à educação é uma contribuição importante para ajudar a reduzir desigualdades, possibilitando a pessoas de diferentes contextos sociais o acesso a materiais educacionais de qualidade de forma gratuita“, afirma a gerente de parcerias estratégicas para conteúdos infantis, educacionais e de saúde no YouTube Brasil, Clarissa Orberg.

O acesso gratuito a conteúdos educativos de qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com destaque ao ODS 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.


Leia também:

6 dicas para escolher os melhores recursos educacionais digitais

8 fatos que aprendemos em 2021 sobre tecnologia na educação


TAGS

ensino médio, novo ensino médio, recursos educacionais digitais, youtube

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x