9 podcasts de educação para se inspirar - PORVIR
Crédito: Sergey Nivens / Fotolia.com

Inovações em Educação

9 podcasts de educação para se inspirar

Ouça os programas feitos pelo Porvir em 2016 e acompanhe histórias em novos formatos

por Redação ilustração relógio 30 de dezembro de 2016

Bate-papos com muita inspiração, escolas inovadoras e caminhos para mudar a educação. Em 2016, o Porvir começou a produzir podcasts para contar histórias em outros formatos e chegar a novos públicos. Com arquivos de áudio, que podem ser baixados para ouvir em qualquer lugar, as inovações educacionais se materializam na voz de alunos, educadores e até mesmo especialistas.

Durante todo o ano, foram produzidos nove programas de áudio, com destaque para os conteúdos sobre educação mão na massa e para a série Educast, produzida em parceria com a Nova Escola e a Central3. Também reunimos pessoas para compartilhar conhecimentos e conversar sobre inovação. Todos os programas estão disponíveis na plataforma Soundcloud e no iTunes.

Ouça e baixe todos os programas aqui:

Mulheres Inovadoras Na Educação

No Dia Internacional da Mulher, o Porvir reuniu três mulheres inspiradoras de diferentes gerações para uma conversa sobre educação, inovação e questões de gênero. A aluna do Projeto Âncora e cantora MC Soffia, a professora e coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes, Cristiana Assumpção, e a diretora do Cieja Campo Limpo (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos), Eda Luiz, falam sobre autonomia, personalização, empoderamento feminino e uso de tecnologia na educação.

Escola usa a cidade como uma extensão da sala de aula

O que faz uma escola ser considerada inovadora e criativa? Neste episódio do Educast, você conhece a Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes, localizada na região central de São Paulo (SP). Dentro de uma perspectiva da educação integral, a instituição busca fortalecer o protagonismo das crianças com a atividades que exploram a cidade como um espaço de aprendizagem.

Escola transforma suas práticas em busca de gestão democrática

No segundo episódio da série sobre escolas inovadoras, você conhece a Escola Municipal de Ensino Fundamental anexa ao Educandário Dom Duarte, que está em processo de transformação para não deixar nenhum aluno para trás. Localizada no bairro Jardim Esmeralda, em São Paulo, ela está apostando em projetos interdisciplinares e muitas parcerias para construir uma gestão mais democrática.

Debate sobre inovação na escola

Como transformar a escola? O que faz uma instituição ser reconhecida como inovadora e criativa? No terceiro podcast da série, produzida pelo Porvir, em parceria com a Nova Escola e a Central 3, convidamos a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, e o professor Elie Ghanem, da Universidade de São Paulo, para falarem sobre novas formas de aprender e de ensinar. Também participa da conversa Helena Singer, que foi uma das responsáveis pela elaboração do Mapa da Inovação e Criatividades na Educação Básica.

O poder de um professor com a mão na massa

O que muda na sala de aula quando o conhecimento começa a passar pelas mãos? Qual deve ser o papel do educador que incentiva a aprendizagem por meio de experiências práticas? Para debater sobre essas questões, o Porvir conversou com a professora Flavia Ferrari, que desenvolve atividades de educação mão na massa com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, e também com a designer de aprendizagem Juliana Ragusa, que trabalha com a formação de professores para disseminar a cultura do aprendizado mão na massa.

Cidadania, crochê e educação mão na massa

Nossas avós também foram makers, mas ainda não sabiam disso. Com suas agulhas, elas criavam figuras geométricas da mesma maneira que acontece no jogo de computador Minecraft. Em uma conversa informal, o hacker e ativista Pedro Markun, que comanda o Lab Hacker, espaço que une educação, política e tecnologia em São Paulo, contou ao Porvir como é possível aprender com a mão na massa em diversos ambientes, principalmente fora das grandes instituições de educação.

Como a educação mão na massa chega até a sala de aula?

O conhecimento também passa pelas mãos. Mas como usar atividades práticas para incentivar que os alunos possam aprender mais e de forma mais engajadora? Para discutir o que é educação mão na massa e como professores ou escolas podem promover essa mudança na forma de ensinar e aprender, o Porvir conversou com Paulo Blikstein, professor brasileiro da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ele também fala sobre o barateamento e acesso a tecnologias, além de mencionar como o professor pode avaliar um projeto.

Como montar um laboratório maker na escola

Heloísa Neves, cofundadora da consultoria We Fab, diz como escolas devem se planejar para montar um laboratório maker. Em vez de impressora 3D, pense primeiro em componentes eletrônicos básicos. E antes de assinar o cheque, garanta a formação dos profissionais responsáveis por proporcionar a criação de um ambiente colaborativo.

Juventude, protagonismo e transformação social

O que é ser um jovem transformador? Em uma conversa com o Porvir, estudantes de diferentes regiões do país falam sobre protagonismo e mudança social. Vencedores do Desafio Criativos da Escola 2016, eles desenvolveram diferentes projetos para preservar o meio ambiente, fortalecer direitos humanos e estimular ações de participação política.


TAGS

educação mão na massa, escolas inovadoras, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x