Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios
Em artigo, educadora defende a importância de integrar ao currículo aprendizados que ajudem estudantes a traçarem planos
por Milena Mascarenhas 9 de junho de 2015
A sociedade está mudando de maneira muito acelerada, deixando muitas vezes pais e educadores com dúvidas em que priorizar na educação dos jovens. Quais competências deve-se investir para ajudá-los a enfrentar novos desafios? O conhecimento humano se multiplica cada vez mais rápido, logo, a competência mais importante é saber viver nesse contexto de rápidas mudanças e ser capaz de ver sentido naquilo que estão fazendo.
Passada a adolescência, a entrada na fase adulta é decisiva, podendo trazer insegurança, confusão em relação aos próximos passos e as rotas a serem escolhidas. Muitas das dúvidas dos jovens nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel.
Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um desafio. A escolha da carreira profissional é o primeiro passo em direção à materialização de aspirações, sendo a graduação em curso superior um das formas de se ampliar os conhecimentos e as bases para tornar sonhos em realidade.
As instituições educacionais podem ajudar implantando a cultura do projeto de vida, ou seja, ajudar, estimular e orientar os jovens a construírem e sistematizarem a sua existência, incentivando a autonomia, a postura do eterno aprendiz e, principalmente, auxiliá-lo a identificar uma causa, a razão de ser e viver.
Cada vez mais o jovem urge por um propósito de vida, ou seja, uma razão, um objetivo maior a ser alcançado na vida. No ano passado a fundação Prince’s Trust realizou um estudo com cerca de 750 mil jovens britânicos e constatou que 9% não tinham um objetivo na vida, aumentando nesse grupo as chances de desenvolverem depressão, entre outros transtornos psicológicos. Em outra pesquisa realizada no Brasil pelo painel online CONECTAí, 49% dos jovens participantes expressaram que o seu maior medo é não realizar os objetivos pessoais e na sequência o medo de não ser feliz na vida (47%).
Os valores do estudo, estabilidade financeira e constituição de família são normalmente valores compartilhados pelo jovem. Mas como trilhar esse caminho com estabelecimentos de metas e estratégias necessárias para alcançar o almejado sem a dispersão da vida moderna?
Ao implantar no ambiente escolar a cultura da aprendizagem integrada com o projeto de vida, o jovem passa a ser o protagonista do processo, tornando-se ativo e responsável pela busca de informações para atender as necessidades reais de resolver problemas, enfrentar dilemas e tomar decisões.
Com esse objetivo, a Hoper Educação, em parceria com a APEX, implantou na Uniamérica, uma disciplina transversal chamada Projeto de Vida, integrando a matriz curricular dos cursos. O resultado do trabalho foi materializado no livro Projeto de Vida para Jovens, organizado por mim em conjunto com a professora Vânia Hernandes.
O objetivo da disciplina e do livro é auxiliar os estudantes na elaboração do projeto de vida pessoal, ampliando a assertividade na tomada das decisões, dando mais sentido ao propósito de vida pessoal. Com metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida, contemplando as diferentes áreas da vida: profissional, financeira, saúde integral, autoconhecimento e voluntariado. E através da sistematização de um projeto, os jovens se orientam nas condutas e na direção da vida, contribuindo para a melhoria pessoal e da humanidade.
O estímulo à reflexão e o uso da criticidade propostos na disciplina apoiam-se em uma abordagem incentivadora à utilização de ferramentas que a própria pessoa possui e se tornam palpáveis a partir da autopesquisa e aprofundamento do autoconhecimento. Dessa forma, os jovens poderão ampliar suas investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e empreendedorismo.
Projetos como esse mostram que a faculdade pode auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, não só em transformá-lo em um ótimo profissional, mas também para transformá-lo em uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades e enfrentar desafios.

Milena Mascarenhas
Mestre em História, autora do Livro Projeto de Vida para Jovens. Atua na HOPER Educação como consultora acadêmica, desenvolvendo treinamentos e capacitação sobre novas metodologias de aprendizagem
BOA TARDE MILENA. ACHEI PERTINENTE ESTE ARTIGO. ESTOU INICIANDO UM TRABALHO AQUI NA MINHA CIDADE NUM COLÉGIO PARTICULAR. MEU PROJETO É APOIAR, ESTIMULAR E ORIENTAR OS JOVENS, A BUSCAREM UM PROPÓSITO NA VIDA E ASSIM, PODEREM FAZER ESCOLHAS MAIS ACERTADAS.
ME INTERESSEI PELO SEU LIVRO “PROJETO DE VIDA PARA JOVENS”. COMO POSSO ADQUIRI-LO?
AGRADEÇO A ATENÇÃO E LHE PARABENIZO POR SE PREOCUPAR COM OS JOVENS.
MEU NÚMERO WHATSAPP: (47) 9186-0488
MEU NOME É SADI ISBRECHT – SOU FORMADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PELA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO, MASTER COACH (FORMADO PELA ORGANIZAÇÃO CONDOR BLANCO – CHILE), ANALISTA COMPORTAMENTAL (FORMADO PELO IBC) E PALESTRANTE.
Olá, eu sou psicóloga, trabalho em uma escola e também vou iniciar um projeto de orientação para alunos, nesse mesmo formato de orientação para o Projeto de vida. Gostaria de saber como você estruturou os encontros, se conseguiu encontrar o livro e etc.
Boa tarde, não sou a Milena, mas estava lendo esse artigo e encontrei um link para o livro, https://site.mppr.mp.br/arquivos/File/Projeto_de_Vida_para_Jovens_Milena_Mascarenhas_e_Vania_Fernandes_Organizadoras.pdf espero que te ajude. Abraços
Milena o projeto é maravilhoso, vem e encontro com os sonhos e expectativas de vida de muitos alunos que querem mudar de postura e terem um futuro promissor através da aprendizagem focada em adquirir habilidades e competências para irem além do giz, podendo construir e/ou redesenhar seus projetos de vida. Parabéns.
Parabéns pelo excelente trabalho, pois nossos estudantes precisam ser preparados para enfrentar os desafios ofertados pela vida em sociedade além de melhorar a autoestima e fazer com que eles sejam os protagonistas de sua própria caminhada.
Só assim eremos ótimos e proficionais realizados , fazendo o que gostam com carinho e bem feito.
Sim, boa tarde Milena. Tenho muitas dificuldades em realizar ou seja colocar em praticas projetos desse porte mas gostaria muito da o ponta pé inicial.
Pois peguei uma turma de ensino medio de 43 alunos onde 60% desses alunos fazem agente descrer na educaçao na educaçao.Pois ja é clássico que alunos do tecnologico ou seja ensino mediado por tecnologia sao desatentos, distraído e nao e nao querem nada com nada mas o pouco tempo que tive com eles, pude obsevar que precisam de estimulo
Objetivos
Parabéns a todos os profissionais na labuta arte de educar pelo excelentes trabalhos compartilhados, afinal a educação é um grande exemplo na vida de nossos educandos que precisam ser fortalecidos, para enfrentar os desafios da vida profissional e em sociedade; além de melhorar sua autoestima e aquisição do conhecimento. Tornando-os os verdadeiros protagonistas de sua própria formação sócio educativa de integração contemporânea.
Parabéns Milena, excelente trabalho.
obrigado
Fico muito feliz em participar desse curso, e adquirir conhecimento sobre o assunto. O tema é muito pertinente e esclarecedor.
Este artigo é bem pertinente para o estudante em fazer sua escolha profissional.
Boa tarde! É muito pequena a participação das faculdades existentes na nossa região, com as escolas de ensino médio. A parceria Faculdades e escolas, sobretudo no ensino médio, ajuda a fomentar no estudante o desejo de ingressar nesses espaços. A universidade, muitas vezes, parece um lugar inacessível para o aluno de escola pública, o aparecimento de estudantes universitários contribuiriam para diminuir esse distanciamento.
Importante que se tenha o registro de caminhos percorridos nessa área. Para os que estão começando ou por iniciar o trabalho coma disciplina Projeto de Vida, ter acesso a material que versa sobre outras experiências pode ajudar a adaptar modelos a situações específicas da unidade escolar de atuação desses docentes, bem como seus alunos.Seria bom saber onde e como obter o livro produzido.
Bom dia. Tive a oportunidade de lecionar está disciplina sem nem a conhecê-la. Fiz um estudo, me aparelho das suas premissas e descobri a sua importância. E desmitifiquei a falta de interesse da matéria pelos alunos, quando enxergaram a evolução que a disciplina trouxe na concepção de vida deles e de futuro.
Olá Milena, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de adquirir seu livro. Como é possível?
Parabéns!!
Muito bom esse conteúdo, me enriqueceu bastante!!
Parabéns.
Parabens. Excelente conteúdo.
Muito bom!
Volto a acreditar na educação com projetos assim. parabens!
Nossa responsabilidade como profissional da educação vai muito além de transmitir conhecimento, pois esse está ao alcance de todos, as fontes de informações hoje são muitas. Trabalhamos com vidas, sonhos, oportunidades, capacidades, que temos o poder de estimular e incentivar ou também aniquilar. Lembrar sempre que muitas crianças/alunos, nós professores somos a referência, e precisa ser positiva.
É de muita valia está publicação. Onde possa abrir os horizontes dos estudantes.
Como consigo o livro Projeto de Vida para ler.
Olá, Jane. Você encontra referências sobre projeto de vida aqui https://planejadordeaulas.org.br/
o conhecimento significativo forma cidadãos com capacidade de tomar decisão frente aos problemas da sociedade
NA ESCOLA EM QUE TRABALHO, MESMA QUE DE FORMA TIMIDA ALGUNS ALUNOS JÁ COMEÇAM A DAR SINAIS DE MUDANÇA DE FOCO DIRECIONANDO-O COM OUTROS OBJETIVOS…
Esse artigo é enriquecedor. Reflete sobre a realidade, as possibilidades de ações que valorizem os educandos e também os preparando para o futuro de modo consciente e promissor.
Muito importante estimular as nossas crianças e jovens terem metas, sonhos… Para que estes tenham o que buscar/alcançar fazendo com que a vida faça mais sentido!
Parabéns pelo texto, todo esse material é muito esclarecedor para nos ajudar a trabalhar com nossos alunos, ajudando-os a traçarem seus projetos de vida.
Muito bom
muito interessante esse artigo!