'Um projeto bem pensado faz o aprendizado acontecer' - PORVIR
vector_master

Diário de Inovações

‘Um projeto bem pensado faz o aprendizado acontecer’

Professora lança atividade intercultural e integra alunos do Brasil e da Argentina com ajuda de aplicativo para celular

por Cristiane Rada Ferreira ilustração relógio 3 de dezembro de 2014

Busco sempre inovar as minhas aulas e, com o término de meu mestrado em educação na Argentina, fui atrás de um colégio na capital Buenos Aires para desenvolver uma parceria para um projeto em que alunos fariam intercâmbio com uma escola de outro país. 

A maior inovação que criamos foi o aplicativo Intercâmbio Intercultural. Ele é baixado através de um código QRCode para o celular e, para funcionar, basta que os alunos tenham um leitor instalado no seu aparelho. 

No aplicativo, os alunos postam fotos dos professores, compartilham o site do nosso colégio, postagens do Facebook, áudio de datas comemorativas, vídeos de alunos, da direção e da supervisão, entre outros. Todo o trabalho está sendo registrado em nosso blog: http://profcrisrada.blogspot.com.br/.

É um trabalho inovador porque alia o binômio tecnologias e educação, fazendo uma ponte entre o aprendizado e a vontade de aprender. Demonstramos como as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) podem contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino colaborativas entre escolas conectadas em rede.

A prática pedagógica é facilmente assimilada pelos alunos e internalizada de forma natural, já que são nativos digitais e não possuem nenhum problema com o manuseio e aplicação das tecnologias na educação. Nosso projeto tem um impacto muito positivo no processo ensino-aprendizagem, pois tornou as aulas no Laboratório de Informática mais atraentes e desafiadoras. 

diário_inovaçõesDivulgação

Com essa experiência, queremos relatar a grande importância e o grande impacto que a tecnologia nos oferece como ferramenta educativa nos dias atuais. Queremos demonstrar para outras escolas que um projeto bem pensado e estruturado faz com que o aprendizado aconteça dentro e fora da instituição.

Nossos alunos estão muito entusiasmados com o projeto. Tudo é acompanhado pela professora e alunos de Buenos Aires e, assim, a troca de experiências acontece para ambos os alunos. Para o próximo ano, pretendemos visitar o colégio Las Cumbres, na capital Argentina, com o acompanhamento de alguns alunos brasileiros e levar cartas dos demais colegas que participaram do processo.


Cristiane Rada Ferreira

Tem 19 anos de Magistério e trabalha com educação infantil, fundamental e superior. É professora de Informática Educativa no Colégio Imaculado Coração de Maria, na cidade de São Lourenço (MG) e também atua na Faculdade Victor Hugo como orientadora de aprendizagem dos cursos de educação à distância, e como professora no curso de pedagogia, no ensino presencial.

TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, ensino superior, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x