Fundador de universidade em Gana vence o Prêmio WISE de 2017 - PORVIR
Crédito: WISE

Inovações em Educação

Fundador de universidade em Gana vence o Prêmio WISE de 2017

Após carreira acadêmica e profissional nos Estados Unidos, Patrick Awuah hoje comanda uma instituição preocupada em desenvolver novos líderes para transformar a África

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 21 de novembro de 2017

Os esforços de Patrick Awuah, ganês que começou a oferecer cursos inovadores de ensino superior em 2002 em uma casa alugada e hoje dirige uma grande universidade, foram recompensados pela Fundação Catar com o Prêmio WISE de 2017. Além do troféu entregue pela Sheikha Moza bint Nasser, presidente da Fundação Catar, Awuah receberá US$ 500 mil.

“Tenho a honra de receber o Prêmio WISE de Educação. Este é um momento crucial para a África – hoje, uma em cada seis pessoas na Terra vive na África e esta proporção deve aumentar para um em cada quatro até 2050. Precisamos urgentemente impulsionar o sistema educacional da África para que possamos aproveitar essa mudança para fortalecer o continente. Ganhar o Prêmio WISE apoiará o trabalho que já estamos desenvolvendo na Universidade de Ashesi para inspirar, educar e construir uma comunidade de pessoas que possam navegar pelas complexidades do crescimento da África e dar um exemplo para o resto do mundo”, declarou Awuah na cerimônia realizada no último dia 15, em Doha, no Catar.

Awuah deixou Gana nos começo dos anos 1980 rumo aos Estados Unidos para estudar. Primeiro conquistou um diploma de bacharelado em engenharia e economia na Swarthmore College. Na sequência, obteve MBA pela Escola de Negócios Haas da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ao longo de sua trajetória acadêmica, recebeu ainda doutorados honorários Swarthmore College e da Babson College.

Após carreira na Microsoft, onde ajudou a desenvolver tecnologia para internet discada, resolveu voltar a seu país e abrir a Ashesi (que no idioma fante significa começo) em uma casa alugada e apenas 30 alunos. Na cerimônia de encerramento do WISE Summit, ocorrida em Doha, no Catar, na última quinta-feira (16), Awuah emocionou a plateia ao contar como decidiu voltar para a África. Logo após se formar em engenharia, ele achou que nunca mais iria viver em Gana, mas depois que seu primeiro filho nasceu, se deu conta que não poderia virar às costas para seu país e seu continente. Desde o início, em 2002, a organização teve como foco a formação líderes, a resolução de problemas e a mentalidade empreendedora. Hoje situada em um campus de 3,6 km2 (metade da cidade universitária da USP) perto da capital Acra, a instituição recebe 900 alunos.

A universidade oferece quatro anos de cursos de bacharelado em administração de empresas, ciências da computação, engenharia e gerenciamento de sistemas de informação. Em lugar da memorização e da repetição, esses cursos obrigatoriamente devem estimular o pensamento crítico, a interdisciplinaridade, o questionamento e a reflexão levando em conta opiniões divergentes.

Os egressos da Ashesi registram alto índice de empregabilidade e 90% continuam na África. Muitos lançam novos negócios, plantando sementes para o que Awuah considera o renascimento da vida política e da cidadania na África. O comunicado divulgado pelo Prêmio WISE destaca uma citação do próprio empreendedor durante palestra na Olin College, nos Estados Unidos, em no último mês de maio: “Considero que para sermos grandes líderes, precisamos primeiro ser grandes cidadãos. Primeiro precisamos de empatia, um senso de boa vizinhança, uma preocupação com o bem comum. Será importante também que aqueles que consideramos nossos vizinhos sejam merecedores de consideração em determinar o bem comum. Finalmente, parece-me que a liderança neste mundo em rápida mudança exigirá um compromisso vitalício com os estudos, com aprender e compartilhar proativamente nosso conhecimento com os outros “.

“Eu acho que a África atingiu um ponto de inflexão; chegamos ao momento em que podemos criar uma grande sociedade no intervalo de uma geração. Tudo isso vai depender de nossa liderança inspiradora. E afirmo que a maneira pela qual educamos nossos líderes fará toda a diferença “, disse o vendedor do Prêmio WISE.

Nesta palestra TED de 2007, Patrick Awuah discute a formação de líderes:


TAGS

ensino superior, prêmios, wise

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x