Guias gratuitos ajudam professores a inovar e usar metodologias ativas - PORVIR
Crédito: vegefox.com / Fotolia.com

Inovações em Educação

Guias gratuitos ajudam professores a inovar e usar metodologias ativas

Materiais produzidos pelo Instituto Crescer trazem sugestões e reflexões para professores que desejam adotar novas práticas pedagógicas

por Redação ilustração relógio 4 de fevereiro de 2019

Com a proposta de apoiar a adoção de tecnologias digitais e o desenho de novas práticas pedagógicas, o Instituto Crescer lançou os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede”. Disponibilizados gratuitamente, eles trazem sugestões e reflexões para professores que estão dispostos a inovar em suas metodologias de ensino.

No guia “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas”, os educadores conhecem metodologias ativas que foram testadas junto a estudantes ou por meio de atividades de formação de professores realizadas pelo Instituto Crescer. O material traz orientações para escolas que desejam organizar um grupo de estudos para apoiar a formação continuada na escola. O foco está na implementação de metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como pensamento crítico, científico e criativo, uso de diferentes e multilinguagens e cultura digital.

Já no guia “Oficinas Crescer em Rede”, os professores têm acesso a um conjunto de oficinas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais que podem ser aplicadas com crianças e adolescentes em diferentes contextos de aprendizagem, da educação formal até o contraturno. Todas as atividades foram planejadas para um período de 3 horas, utilizando materiais simples que estão disponíveis em qualquer escola. Entre as sugestões, estão atividades de circo, educomunicação, música e recreação.

Os guias foram produzidos com licença Creative Commons que permite o uso integral ou remixados, conforme os interesses de cada instituição, desde que mencionado o crédito de autoria. Os materiais estão disponíveis no site do Instituto Crescer.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, competências para o século 21, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

9 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
9
0
É a sua vez de comentar!x