Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos
Infográfico detalha como será a organização da parte flexível do currículo do ensino médio e o que as redes precisam levar em conta para elaborar itinerários
por Redação 11 de abril de 2019
Desde o anúncio das mudanças no ensino médio, os itinerários formativos – parte flexível do currículo que permitirá aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse – despertaram muitas dúvidas nos alunos e nos educadores.
Nesta quinta-feira (11), o Porvir divulga, com o apoio do grupo de trabalho do ensino médio do Movimento pela Base, o segundo infográfico da série sobre o Novo Ensino Médio com o objetivo de mostrar como o jovem poderá fazer suas escolhas e o que escolas e redes vão precisar levar em consideração na hora de elaborar os itinerários formativos.
Veja na imagem abaixo quais os impactos esperados para a vida do estudante. Ao percorrer os itinerários formativos, o aluno será estimulado a continuar os estudos e/ou a se preparar para uma atuação qualificada no mercado de trabalho. Também será formado para exercer plenamente a sua cidadania e para resolver demandas complexas da vida cotidiana.
Leia mais:
– Novo Ensino Médio: série de infográficos explica as mudanças
– Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum
Outro ponto importante é a visão geral dos tipos de itinerários. Eles estão baseados em áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas), ou na formação técnica e profissional. Já o itinerário formativo integrado combina mais de uma área, podendo incluir a formação profissional.
Assim como o primeiro infográfico, a peça que acompanha este texto, e que você pode fazer download em alta resolução clicando em baixar no link do rodapé, é resultado de uma leitura propositiva e de um esforço coletivo para destacar propostas trazidas em textos oficiais. Entre eles, a Lei nº 13.415/2017, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio criadas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos e o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Todos os documentos estão disponíveis na seção “Marco Legal” do site Novo Ensino Médio, do MEC.

Parabéns pelo site! Nos ajudou na elaboração de conteúdo destinados á crianças. Apoiamos iniciativas como estas! Att, Big Cérebro Brinquedos Educativos – https://www.bigcerebrobrinquedos.com.br
Material muito bem organizado e bem esclarecedor.
Poderiam informar onde encontrar o documento BNCC Ensino Médio propriamente . No site do MEC encontro somente da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Oi, Eduardo. Aqui vai o link para o documento de ensino médio https://bit.ly/38AVNMZ
Cadê o infográfico? não encontrei o link na notícia.
Eu também nao