Site integra Competências Gerais da BNCC nos currículos - PORVIR
Crédito: verdateo / Fotolia.com

Blog

Plataforma gratuita ajuda integrar Competências Gerais da BNCC nos currículos

Como uma espécie de cardápio, o site oferece sugestões para redes e escolas construírem os currículos conforme suas necessidades e contexto local

por Marina Lopes ilustração relógio 21 de setembro de 2018

Para apoiar redes e escolas que desejam integrar as 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nos seus currículos, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Integral do Movimento Pela Base, com parceria técnica do Instituto Somos, desenvolveu a Plataforma Competências na BNCC.

Com diferentes opções que se adaptam ao contexto de redes e escolas de todo o país, a plataforma gratuita oferece sugestões de combinações para que as Competências Gerais sejam trabalhadas em conjunto com as Habilidades de cada um dos componentes curriculares do Ensino Fundamental.

Saiba mais: 
Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum
– Como aproximar as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas

O site busca auxiliar profissionais na elaboração dos currículos, ação considerada fundamental para a implementação da Base, que desde o ano passado define o conjunto de aprendizagens comuns que todos os estudantes brasileiros têm direito.

“As Competências Gerais da BNCC apontam para uma educação básica capaz de preparar os estudantes para a vida presente e futura, mas essa profecia só se realizará se elas forem de fato incorporadas aos currículos e intenções pedagógicas de redes, escolas e professores. O objetivo da plataforma é apoiar esse processo”, destaca Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento Pela Base.

A plataforma tem como referência o documento Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC, elaborado pelo mesmo grupo com apoio de especialistas do Center for Curriculum Redesign, para mostrar como as Competências Gerais, que constam no capítulo introdutório da BNCC, progridem ao longo da educação básica.

A plataforma traz duas opções de filtro principais: Combine por Componentes Curriculares, que é indicado para propor ou redigir Habilidades para um componente específico, e Combine por Competências Gerais, que é voltado para quem está coordenando a elaboração de um currículo e precisa garantir que todas as Competências estejam contempladas no conjunto de Habilidades de todos os  componentes curriculares.

“Acreditamos que a melhor forma de desenvolver as Competências Gerais é articulá-las com as habilidades dos componentes curriculares, por isso sugerimos várias possibilidades de cruzamento para inspirar as equipes que estão elaborando ou revisando currículos por todo o país”, diz Anna.


TAGS

base nacional comum curricular, competências para o século 21, ensino fundamental, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x