Videogame capacita entregadores de jornal - PORVIR

Inovações em Educação

Videogame capacita entregadores de jornal

Criado por alunos do Microsoft Innovation Center, jogo baseado no Kinect simula a entrega de exemplares no trânsito

por Vagner de Alencar ilustração relógio 6 de setembro de 2012

Os jogos se tornaram mais interativos. Muitos deles têm dispensado até o uso de joysticks (os famosos controles), sobretudo com a chegada do Kinect – tecnologia ainda recente no Brasil que utiliza sensores para identificar o movimento dos braços, pernas e voz. Com isso, jogadores podem realizar passos à la Michael Jackson, lutar como boxeadores profissionais, praticar boliche e ver seus movimentos repetidos na tela. A brincadeira tem sido levada a sério, inclusive, como forma de aprendizado.  Utilizando o sistema, estudantes do MIC (Microsoft Innovation Center) do Centro Universitário Senac, em São Paulo, desenvolveram o Jogo do Promotor, um game interativo para melhorar o desempenho dos entregadores de jornal que ficam nos semáforos das principais cidades do país.

Criado sob encomenda para o jornal Metro – publicação distribuída gratuitamente no trânsito de várias capitais no Brasil –, o jogo apresenta características reais dos profissionais e das cidades onde os jornais são entregues. Alguns desses lugares são a orla do Rio de Janeiro, a Avenida Paulista, em São Paulo, a Praça Sete, em Belo Horizonte e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

crédito Divulgação

A ideia é estimular a entrega perfeita do jornal. Em cada fase, o grau de complexidade varia conforme o tamanho dos carros (conversível, normal e caminhonete) ou a quantidade de “mãos” que solicitam a edição. Além disso, o usuário perde ou ganha pontos conforme sua habilidade e precisão na hora de movimentar os braços durante a entrega.

A criação do jogo contou com a participação multidisciplinar de estudantes dos cursos de sistemas de informação, jogos digitais, hotelaria e administração. “O legal é que pudemos explorar as diversas competências de cada um de nós”, afirma Wellington Ferreira, 21, estudante de sistema de informação do Centro Universitário Senac. “O pessoal que estuda game fez o desenho dos personagens e carros; os estudantes de hotelaria ajudaram no cadastro e as meninas que cursam interface pensaram nas cores do cenário”, diz.

crédito Divulgação

De acordo com Marcelo Rodrigues, coordenador de marketing do jornal Metro Brasil, a ideia é que no futuro o jogo se torne mais sofisticado. “O projeto nasceu para ser mostrado em um evento interno que realizamos neste ano com o intuito de evidenciar nosso trabalho de distribuição e entrega, além de valorizar o trabalho dos funcionários”, afirma. Hoje, mais de 480 mil exemplares são entregues diariamente no trânsito por cerca de 690 promotores.

Kinect para pessoas com deficiência

Em Sorocaba, interior de São Paulo, a tecnologia também está sendo utilizada pelo FIT (Instituto de Tecnologia) com o foco na interação de pessoas com deficiência física. Através de painel interativo, cadeirantes ou quem perdeu parte dos braços podem acessar um mapa do mundo, utilizando movimentos dos braços, para navegar por 60 países.

Já nos Estados Unidos, como já noticiamos aqui no Porvir, a Universidade de Minnessota, por meio do Instituto de Desenvolvimento Infantil, vem desenvolvendo um projeto que utiliza cinco Kinects para tentar identificar sinais de distúrbios comportamentais em crianças com idades entre 3 e 5 anos.


TAGS

jogos, microsoft, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x