7 videoaulas para treinar a redação para o Enem - PORVIR

Inovações em Educação

7 videoaulas para treinar a redação para o Enem

Depois da divulgação do Guia do Participante Enem 2013, preparamos algumas dicas para te ajudar a preparar seu texto

por Redação ilustração relógio 6 de setembro de 2013

Nesta quinta-feira, 5, o MEC (Ministério da Educação) lançou primeiro Guia do Participante Enem, disponível para download, que traz as novas regras de redação no exame. O documento, que pode ser baixado gratuitamente, apresenta cinco exemplos de redações que tiraram a nota máxima, além dos pontos necessários para um bom desenvolvimento do texto, como a compreensão da proposta do tema, a aplicação de conceitos de diferentes áreas, a organização das informações, a conclusão e, como não podia deixar de ser, o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação.

Entre as mudanças está uma rigidez maior nas regras, que pretende anular todas as provas de estudantes que fugirem do tema proposto, como escrever receitas de bolo ou hino de um time. A correção dos textos também sofreu mudanças e vai funcionar da seguinte maneira: se a avaliação dos dois corretores tiverem uma diferença maior que 100 pontos, um terceiro avaliador será convocado para evitar distorção nas notas.

Depois da divulgação do Guia do Participante Enem 2013, o Porvir preparou algumas dicas para te ajudar a preparar seu textocrédito mavil / Fotolia.com

Para te ajudar a se preparar para a redação, o Porvir selecionou algumas videoaulas gratuitas que ensinam o passo a passo para a construção do texto, desde a diferença entre o assunto e a temática, até coesão e coerência na apresentação dos argumentos. Confira abaixo:

1. O AulaLivre.net, que oferece aulas de diversos temas para o Enem, disponibilizou uma videoaula completa de redação, que explica cada um dos pontos necessários da criação do texto.

 

Se você tem dúvida em um ponto específico, o professor do Descomplica divide sua explicação em blocos, como nos vídeos abaixo, em que ensina, respectivamente, a diferença entre assunto e tema, o desenvolvimento do texto e as funções da conclusão:

2. Diferença entre assunto e tema:

 

3. Desenvolvimento do texto:

 

4. Funções da conclusão:

 

Outro ponto fundamental que une todas as partes da redação, desde a escolha do título até o ponto final é a coesão, que é a conexão ou harmonia entre as unidades do texto.

5. A videoaula do SuperAulasEnem explica quais são esses elementos coesivos que você precisa usar para que sua mensagem faça sentido como um todo:

 

6. Se, depois de estudar tudo isso, você ainda estiver com dúvidas sobre o pontencial da sua redação, a videoaula da Universidade Federal de Uberlândia ensina a Construção de uma Redação Vencedora:

 

7. Por fim, o Instituto Henfil dá as dicas para fazer uma redação nota 1.000:

 

Bons estudos e boa sorte!

 

 


TAGS

enem, mec, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x