Blogs ajudam estudantes a aprender história - PORVIR

Inovações em Educação

Blogs ajudam estudantes a aprender história

Sites oferecem conteúdos lúdicos e gratuitos para professores e alunos e ainda trabalham no combate ao racismo e ao preconceito

por Vagner de Alencar ilustração relógio 11 de julho de 2012

No início, ele era um simples blog criado por um professor para incrementar suas aulas. A tentativa era de aproveitar os diferentes dispositivos e recursos gratuitos da internet para ensinar história. A ideia deu certo. Tão certo que a plataforma cresceu para além das salas de aula de escolas catarinenses e se tornou referência no país para o ensino on-line.

Criado pelo arqueólogo e historiador Michel Goulart, o blog História Digital, que no próximo mês completa três anos no ar, coleciona prêmios. Seus perfis no Twitter e Facebook foram indicados, este ano, pelo Guia do Estudante como um dos melhores espaços para estudar nas redes sociais. Em 2010, o site ganhou o prêmio de melhor blog de história pelo IPHR (Instituto de Pesquisa Histórica Regional).

A plataforma surgiu com a ideia de debater o uso das mídias na educação e trazer experiências mais criativas para a sala de aula. De forma gratuita, o blog reúne conteúdos como resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.

História Digital Facing Historycrédito AM Design / Fotolia.com

Professor de história desde 2001, Goulart revela a preocupação em criar metodologias que tornem o ensino mais interessante. “A área de história possibilita o uso de diferentes ferramentas. O blog nasceu como forma de agregar esses múltiplos recursos e, ao mesmo tempo, possibilitar uma interação mais direta com os alunos”, afirma.

Na própria plataforma, os estudantes podem jogar e aprender, por exemplo, os segredos da civilização maia ou saber como se vestiam os ingleses durante a Era Tudor e a Era Vitoriana

Em 2009, quando foi criado, o blog educativo atingia apenas os 300 alunos de Goulart, hoje, são mais de 3 mil “estudantes virtuais” diários. “Considero cada um desses usuários como um aluno meu”, afirma o professor. Segundo ele, por mês, são, em média, 200 mil pageviews (páginas vistas). “De acordo com estatísticas, hoje, 82% dos alunos buscam alguma forma de aprendizado pela internet”, diz.

Embora voltado principalmente para estudantes de ensino fundamental, médio e pré-vestibulandos, a plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha interesse pela matéria. “Os professores utilizam muito a seção de jogos e também os infográficos, que são alternativas mais lúdicas para o ensino da disciplina. Além disso, outro recurso são as listas, que são formas lúdicas de entender sobre diferentes curiosidades, tornando o aprendizado mais interessante”, afirma.

Na própria plataforma, os estudantes podem jogar e aprender, por exemplo, os segredos da civilização maia ou saber como se vestiam os ingleses durante a Era Tudor e a Era Vitoriana. Ou ainda fazer uma visita virtual, em 3D, a locações como Capela Sistina, museus brasileiros e internacionais, cavernas e monumentos que fazem parte da história universal.

História pelo mundo

Fora do Brasil, outro blog de história ajuda professores a ensinarem a disciplina de forma mais reflexiva e contemporânea, trabalhando no combate ao racismo, ao antissemitismo e ao preconceito. O Facing History and Ourselves, projeto realizado por uma organização internacional de desenvolvimento educacional e profissional, promove a ideia de que a educação é chave para combater a intolerância e ferramenta para alimentar a democracia.

Como eles mesmos explicam em vídeo institucional:  “A história é feita de escolhas. Para se fazer melhores escolhas, é necessário formar alunos que façam perguntas e não fiquem em silêncio, que tenham empatia e não se baseiem em estereótipos, e que pensem criticamente e não se conformem. Em outras palavras, façam escolhas éticas.”

Assista ao vídeo abaixo, em inglês:

 

Na plataforma, estão disponíveis gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, indicação de listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.  A ideia é também aumentar o desempenho acadêmico dos alunos e reforçar consciência cidadã.

Anualmente, mais de 2 milhões de alunos são atingidos pelo programa que já auxiliou cerca de 29 mil professores em diversas parte do mundo

Segundo os coordenadores do projeto, anualmente, mais de 2 milhões de alunos são atingidos pelo programa, que já auxiliou cerca de 29 mil professores em diversas parte do mundo. O programa oferece capacitação aos educadores por meio de seminários, workshops e aperfeiçoamento on-line. Além disso, na própria plataforma, os professores podem utilizar planos de aulas aplicáveis a alunos de qualquer idade.

Uma estratégia de aula, por exemplo, é estimular a escrita de poemas. A partir do levantamento de questões como “Quem sou eu?”, “Onde estou?” ou “De onde vim?”, os estudantes podem, de maneira criativa, demonstrar o que sabem sobre figuras históricas ou literárias. Esta metodologia também ajuda a estimular aspectos relacionados a identidade, gênero, etnia e preconceito. A ideia é que, ao serem compartilhados, os escritos possam construir e fortalecer ainda os relacionamentos em sala de aula.


TAGS

videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


10 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Antonia Felizarda de Almeida Filha

Parabéns ao Professor Goulart, este blog é espetacular, acredito que alunos e professores de história e demais interessados nos assunto tem muito a aprender e muito a ganhar.

Concordia

Muito interessante, obrigado, tambem sou Professor de Historia…

Matheus

Ótima iniciativa!!!

Matheus

Parabéns pela matéria e pelo site!!

Matheus

Ótima iniciativa!!!

Matheus

Parabéns pela matéria e pelo site!!

Antonia Felizarda de Almeida F

Parabéns ao Professor Goulart, este blog é espetacular, acredito que alunos e professores de história e demais interessados nos assunto tem muito a aprender e muito a ganhar.

Joani AlvesFagundes

Apesar de não ser professora de História entrei no Blog e amei

Joao

eu gosto muito de història, esse bimestre eu fiz um trabalho e ficou legal quem se interressar ver ( é uma video aula ) Fala sobre o Japão e os Estados Unidos na 2gm https://www.youtube.com/watch?v=TklTwd02REs&lc=z22tczs5ouiri1l2xacdp432ojeknqw41vkpsky102dw03c010c

Ana Julia R Mattos

Olá,
Tem interesse em saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial?
Conheça mais sobre a guerra que mudou o mundo no link abaixo:

Acesse: https://bit.ly/aguerraquemudoutudo

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.