Programa sugere oficinas para aplicar no contraturno - PORVIR
Crédito: Ivan Kopylov / Fotolia.com

Inovações em Educação

Programa sugere oficinas para aplicar no contraturno

Oficinas em Rede, do Instituto Crescer, auxilia professores em atividades envolvendo técnicas de circo, educomunicação e matemática

por Redação ilustração relógio 2 de julho de 2015

Uma das grandes dificuldades nas escolas é elaborar atividades para o contraturno escolar, nas quais o aluno realmente se envolva e se sinta motivado a participar. Por isso, o Instituto Crescer lançou o programa Oficinas em Rede, buscando auxiliar professores na realização de exercícios que abranjam temas como direitos humanos, meio ambiente e cultura digital, e despertem a curiosidade dos estudantes.

As sugestões de oficinas são gratuitas e divididas para atender crianças, dos 8 aos 12 anos, e jovens, dos 13 aos 16 anos. Funciona da seguinte maneira: a cada semana, duas oficinas serão publicadas no site, uma para cada faixa etária. No total, são seis grandes temas a serem escolhidos: circo, educomunicação, matemática, música, português e recreação.

No site, os professores encontrarão um menu onde poderão escolher entre as áreas acima. Depois de selecionar a idade dos estudantes, terão acesso ao documento com a proposta da atividade. Cada arquivo traz a faixa etária, carga horária e objetivos da oficina. Além disso, uma tabela detalha o que deve ser feito, a duração do exercício, suas instruções e recursos necessários para a realização.

Segundo Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, todas as oficinas são focadas no desenvolvimento de competências do século 21. “Em todas as atividades, os alunos são estimulados a colocarem a mão na massa, a produzirem materiais e soluções a partir de situações problema. Dessa forma, o estudante trabalha a reflexão, a argumentação e o raciocínio lógico, tudo isso de uma forma colaborativa”.

Na área de Educomunicação, por exemplo, as crianças e jovens de 8 a 12 anos podem conhecer o “Mundo mágico do rádio”. Com o objetivo de entender um pouco mais sobre as técnicas desse meio de comunicação e produzir um programa, os alunos passarão por atividades que incentivam a imaginação e a criatividade, além de trabalhar a argumentação. Em um terceiro momento, colocarão o que aprenderam em prática, e deverão usar sons corporais de forma mais criativa, a fim de apresentar o roteiro de uma radionovela (também produzido por eles). Ao fim de cada oficina, a orientação é que se faça uma reflexão em grupo sobre o que foi desenvolvido, permitindo que cada participante consiga expor seus pensamentos relacionados ao exercício e suas dúvidas.

O Instituto Crescer incentiva os profissionais que realizaram as atividades a expor suas experiências no portal, para que, dessa forma, exista uma troca de informações entre educadores.

Professores e gestores que se interessarem pela proposta devem acessar o site Oficinas em Rede para fazer o download das atividades.


TAGS

competências para o século 21, educomunicação, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x