Quanto os pais se envolvem na educação de seus filhos? - PORVIR
ra2 studio

Inovações em Educação

Quanto os pais se envolvem na educação de seus filhos?

Pesquisa traça o comportamento da família ou dos responsáveis em relação à rotina escolar de crianças e jovens de todo país

por Redação ilustração relógio 6 de novembro de 2014

Acompanhar o calendário de provas, checar tarefas para casa, participar de atividades na escola e proporcionar um ambiente de diálogo para que o jovem conte sobre a rotina escolar. Essas ações fazem parte da rotina de pais ou responsáveis de todo o país? Para tentar responder uma questão como essa, a pesquisa “Atitudes pela Educação” buscou entender a relação e a participação da família na vida escolar de crianças e adolescentes.

A pesquisa foi promovida a partir de uma parceria entre o Todos Pela Educação, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto C&A, com realização do Instituto Paulo Montenegro e do IBOPE Inteligência.

 

Para dar conta do mapeamento de atitudes dos pais comportamento dos pais em relação à vida escolar de crianças e jovens entre 4 e 17 anos, a pesquisa ouviu  2.002 responsáveis de diversas partes do país, incluindo áreas urbanas e rurais. Nesse universo, foram consideradas famílias de alunos da rede pública e privada de ensino, da educação infantil ao ensino médio.

Dentre os pais ou responsáveis ouvidos, um total de 53% alegaram ter participado de todas as reuniões escolares. Entre os entrevistados, 19% dizem não ter comparecido ao colégio, o que é justificado pela falta de tempo.

O estudo considerou duas dimensões de comportamento dos pais: a valorização da educação e o vínculo do adulto com a criança ou jovem. De acordo com Alejandra Meraz Velasco, coordenadora geral do movimento Todos Pela Educação, a valorização está relacionada a atitudes e práticas ligadas ao cotidiano escolar do adulto, enquanto o vínculo considera comportamento e relacionamento afetivo com a criança.

A partir do cruzamento entre essas duas variáveis, a pesquisa classificou os pais ou responsáveis em cinco perfis de participação da vida escolar das crianças e adolescentes: comprometidos, envolvidos, vinculados, intermediários e distantes.

No total, apenas 12% dos entrevistados foram classificados como comprometidos, grupo que apresenta maior número de respostas que demostram grande atribuição de responsabilidade familiar em relação à vida escolar do aluno, além de participar de atividades na escola com maior assiduidade.

Entre os envolvidos, estão 25% da amostra. Eles representam um grupo que se destaca por acompanhar a rotina escolar do seus filhos, porém, possui um ambiente familiar menos propício ao diálogo.

A maior parte dos responsáveis foi classificada no grupo denominado vinculados, somando 27% dos entrevistados. Os indivíduos com esse perfil, embora mantenham um diálogo frequente com o aluno e tenham um bom relacionamento familiar, admitem não acompanhar tanto a rotina escolar do aluno e nem dialogar sobre o seu projeto de vida.

Os pais que apresentaram uma média entre as respostas respostas, tanto em relação ao vínculo quanto à valorização, foram classificados como intermediários e equivalem a 17% dos entrevistados. Entre eles, 70% diz conferir a lição de casa, ao mesmo tempo em que 67% afirmam manter um espaço para que a criança ou adolescente conte coisas ruins que aconteceram na escola.

Por fim, o grupo que apresenta pouca participação no ambiente escolar e dá pouco espaço de diálogo para as crianças e adolescentes foi classificado como distantes, equivalendo a 19% da amostra.


TAGS

engajamento familiar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x