Professora usa WhatsApp para incentivar leitura
Debora Machry decidiu usar o app para enviar textos para os alunos lerem em casa e discutirem, posteriormente, em sala de aula
por Debora Cristina Schilling Machry 19 de agosto de 2015
Eu sou muito insistente na questão da escrita e da leitura. Como professora de ciências, eu mostro aos meus alunos que, assim como os músculos do corpo, o cérebro também precisa se exercitar e que lendo, ele se exercita. Apesar disso, a maioria deles não gosta de ler e tem dificuldades de concentração, precisando de motivação contínua para estudar. Além disso, eu tinha muita dificuldade na correção das 500 dollar loan atividades, devido aos inúmeros erros ortográficos feitos por eles. Então, decidi incentivar a leitura de uma forma que envolvesse os estudantes. O problema é que a ideia era utilizar o celular para isso e, apesar de ser uma ferramenta incrível, seu uso é proibido em sala de aula. A diretoria recolhe os aparelhos no começo do dia.
Sendo assim, eu resolvi a questão de outra forma. Comecei a escrever artigos para a seção de opinião dos jornais de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul, sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula com os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos. Depois, eu tiro foto da página do jornal com o artigo publicado e mando para meus alunos pelo grupo do WhatsApp, para que eles leiam em casa pelo celular.
Leia mais:
– WhatsApp na aula: o que fazer para tirar o melhor proveito da ferramenta?
– 300 aplicativos educacionais abertos para usar em sala de aula
A partir dessa atividade, eu peço que eles respondam o que o artigo pode mudar ou alterar na aprendizagem em casa. Eles relatam as aplicações do que leram, mas também podem mandar fotos de animais que acham curiosos para trabalharmos em aula ou denunciar entulhos de lixo para que eu ligue para a prefeitura. A participação no grupo é também um trabalho social. Dessa forma, eu sei que estão aplicando o conhecimento passado presencialmente.
Depois de tudo isso, eu faço a hora do conto científico em sala. Para ler o artigo e discuti-lo com os alunos, eu crio um clima no ambiente: apago as luzes, levo uma vela ou vamos ler na rua, o que acaba envolvendo os estudantes.
É um projeto bem diferente na escola porque, de um modo geral, os professores têm medo do celular, porque é uma ferramenta nova e nem todo mundo se adapta. Eu mesma não tinha um smartphone, ganhei um esse ano. Foram os alunos que me ensinaram a usar o aparelho. Algumas coisas eu ainda não sei fazer, mas vou aprender. Eu perdi o medo.
O grupo do WhatsApp é mais um recurso didático. É uma prática que estamos desenvolvendo e aprendendo com ela. Eu nunca usei a tecnologia desse jeito, então eu estou achando ótimo. Os alunos estão aderindo aos pouco, mas todos que fazem parte dos grupos participam bem. Eles estão mais concentrados e conseguem entender melhor o que eu falo nas aulas. A leitura facilitou muito a aprendizagem.
Eu sei que a minha vocação é essa. É na escola que eu consigo fazer meu trabalho socioambiental. Sou respeitada pela minha profissão. Tudo isso me motiva a não desistir e me faz acreditar que a educação ainda vai ser valorizada.

Debora Cristina Schilling Machry
Debora Cristina Schilling Machry é bióloga formada pela Unisinos, especialista em Microbiologia. É professora de Ciências da rede pública e privada. Já foi Supervisora da Educação Ambiental do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Conselheira no Conselho do Meio Ambiente e interlocutora na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Atualmente, escreve artigos de opinião para jornais regionais e coordena projetos socioambientais.
Excelente iniciativa, unir tecnologia e conhecimento, parabéns! Que sirva de exemplo para muitos professores e alunos.
no momem estão em que estamos passando não podemos mais viver sem as novas ferramentas que estão temos que usar com produtividade para que o aluno venha a realmente ganhar conhecimento
Muito bom…Um bom exemplo de utilização da tecnologia em favor do ensino. :)
Uma excelente alternativa, já utilizamos essa ferramenta desde o início da pandemia.
Minha unica dúvida é se a iniciativa amplia o estímulo para que as pessoas, estudantes, passem ainda mais tempo com dispositivos nas mãos o que inviabiliza conversaçoes reais com quem está próximo
Excelente trabalho. Sou professor de física do 9° ano de uma escola particular de Recife, e ao trabalhar os conceitos iniciais da cinemática levo os alunos para o laboratório de informática e dou uma lista de palavras para eles pesquisarem o significado e construírem um dicionário ilustrado de física. Pois se eu fosse expor o significado de diversas palavras científicas tornaria a aula cansativa. Parabéns!
Quando temos relatos de projetos que tem resultado positivo é algo maravilhoso, Na mh atual escola poucos alunos tem celular, mas me comprometo a inserir no meu planejamento algo que aprendi no curso. Parabéns
Excelente ideia parabéns, também já utilizo o Waths App num projeto com os pais dos alunos e o resultado é muito eficaz.
Muito bom…mias uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem dos alunos.
Parabéns, nossos alunos lêem muito pouco, muito boa sua idéia.
Muito Legal
Parabéns ,amei sua interação com os alunos em sala,a tecnologia é a melhor forma que temos para interagir com os alunos.
Parabéns o celular, Tablet são ferramentas muito boas para a aprendizagem.
Parabéns Débora! achei genial a ideia.
Muito bom
É de fato muito bom , mais meus alunos são pequenos e quem tem isso são os pais. Mesmo assim , eu achei ótima ideia, parabéns. Quem sabe futuramente. Joelma.
Iniciativa maravilhosa. Precisamos assumir que tecnologia e sala de aula devem andar lado a lado.
Esta é uma das maneiras de interagir os alunos para o gosto pela leitura. Parabéns professora.
WataApp é ótimo recurso para ser utilizado com os estudantes, além do que é uma ferramenta que a maioria tem e gosta de usar e o tempo de aprendizagem do aluno se estende a outros ambientes. Parabéns à professora pela criatividade.
Parabéns amei a sua atenção com os alunos e alunas.
Incrível realmente utilizarei em sala oque aqui esta sugerido pois me parece ser muito eficiente.
O uso do celular em sala de aula sempre foi proibido e muito malvisto pela maioria dos professores, acredito que pela dificuldade de se planejar uma aula usando essas ferramentas tecnológicas que hoje estão tão presente na vida dos alunos, esta forma usada pela professora Debora Cristina é excelente, pois é uma forma de atrair o interesse pelas aulas de forma mais dinâmica.
Gostei da ideia, mas meus alunos são pequenos e não possuem whatsapp.
Parabéns! Uma ótima iniciativa com o uso desse aplicativo.
O celular é realmente uma ferramenta incrível, se soubermos utilizar é claro. Como seu uso é proibido em sala de aula, podemos faze-lo fora do ambiente escolar. Sou professora do quinto ano e adorei a ideia de usar o aplicativo whatsapp para incentivar os alunos na leitura. A maioria dos meus alunos não possuem o aparelho, mas vou procurar uma forma de fazer atividades com eles por meio do celular.
Acredito no trabalho da professora Debora Machry, desde que os alunos sejam conscientizados da importância do Smartphone e da rede e a utilização para atingir os objetivos proposto pela professora. Não resta dúvida que os alunos conscientes desenvolveram o trabalho com muita eficiência.
Parabéns Professora pela iniciativa.
Parabéns professora, atuo no fundamental 1 com 1º ano , pouco tem acesso ao whaths, mas sua ideia é maravilhosa.
Achei essa idéia muito top, é uma maneira diferente de interagir com os alunos, dispertando mais interesse pela leitura inclusive.
Parabéns, sua iniciativa deveria contagiar muitos dos educadores que estão em sala de aula, pois sua proposta de trabalho é pertinente e bastante motivadora.
Muito bom! Parabéns! Gostei muito da sua ideia.
Excelente a metodologia facilita a interação conteúdo/realidade, tornando a aprendizagem agradável.
Boa Tarde
Iselda Telles de Ramos, sou Bacharel em Ciências Contábeis, sempre trabalhei em Empresa Privada,2017 entrei pela primeira vez na área de educação.
Parabéns pela iniciativa. Precisamos inovar sempre….
Quando você diz” Eu mesma não tinha um smartphone, ganhei um esse ano. Foram os alunos que me ensinaram a usar o aparelho. Algumas coisas eu ainda não sei fazer, mas vou aprender. Eu perdi o medo.” muito importante essa troca de saberes professor aluno, e a busca pelo novo. Parabéns, este é o caminho para todos os envolvidos no processo.
Foi uma excelente ideia! Parabéns!!!
Na escola onde atuo a clientela é fundamental 1, poucos tem o app whaths, mas acredito no sucesso com alunos maiores, desde que utilizado com responsabilidade e com uma proposta pedagógica clara assim como o exemplo da professora em destaque.
Excelente trabalho
Boa noite, muito interessante, leciono a disciplina de matemática, Ensino fundamental ja trabalhei numa escola que tinha laboratório de informática , levei meus alunos para jogos de tabuada foi muito produtivo, eles se esforçavam o máximo para não errar . Aprendendo brincando.
Muito bom , excelente idéia de inserir os alunos na tecnologia num momento de aprendizagem. Vou realizar essa atividade em sala de aula.
Muitas vezes os celulares dos alunos é o único recurso que funciona na Escola e saber aproveitar este recurso é fundamental para que eu consiga realizar a pesquisa.
Excelente trabalho, unir tecnologia e conhecimento com certeza se torna significativa a aprendizagem. Professores e alunos ao usarem essas ferramentas estão buscando se aprimorar cada vez mais com o mundo tecnológico que nos rodeia no tempo atual.
Muito interessante a metodologia utilizada pois une o útil ao agradável. Parabéns professora!
Excelente, sua metodologia torna mais fácil a interação entre conteúdo didático
e a realidade, tornando a aprendizagem útil para a vida cotidiana,
estabelecendo-se então um vínculo entre a vida real e o conceito
apreendido.
Excelente iniciativa.
Parabéns Débora, sua criatividade está colaborando com o processo de aprendizagem dos alunos! Com relação à tecnologia sempre aprendemos com os alunos!
Parabéns professora…ao compartilhar sua prática pedagógica com certeza estará estimulando outros professores a buscar um ensino inovador articulado as tecnologias.
excelente ideia,principalmente pelo fato de ser uma tecnologia acessivel,todos tem celular.Todos gostam do zap..
Muito boa sua iniciativa, precisamos encontra meios para que o celular seja, uma ferramenta que auxilie os alunos no processo de aprendizagem e não um problema em sala com esta acontecendo em muitas escolas, onde os alunos usam de forma incorreta.
É unindo tecnologia e conhecimento que alunos e professores poderão poderão desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.
OLÁ, COMO É BOM TOMAR CONHECIMENTO DE ALGO TÃO INOVADOR. EU PARABENIZO A PROFESSORA.
Super interessante!! Realmente os alunos hoje estão mais alfabetizado na tecnologia do que mesmo os professores. Precisamos quebrar estes paradigmas e inovar trazendo a tecnologia para a escola.
Excelente iniciativa professora! No Colégio que trabalho os professores também utilizam as redes sociais para que o ensino e a aprendizagem ultrapassem
os muros da escola.
Muito interessante! Importante a mensagem de que os aplicativos de msg podem servir para aprendizagem, indo além da diversão!
A iniciativa de usar o app para trabalhar o conteúdo com os alunos dentro e fora da sala de aula é maravilhosa. Na escola que trabalho, como orientadora, também já tem professores que utilizam app para passar conteúdos em vídeos, avaliações, atividades, recados, etc. Na orientação também trabalhamos com grupos de pais de alunos, utilizando o wahts App, que requer maiores cuidados ou atividades diferenciadas.