10 palestras para inspirar educadores brasileiros - PORVIR
crédito Delphimages / Fotolia.com

Inovações em Educação

10 palestras para inspirar educadores brasileiros

Em vídeos legendados em português, experts em educação de várias partes do mundo destacam alguns desafios globais da área

por Davi Lira ilustração relógio 18 de outubro de 2013

Boas ideias precisam ser espalhadas pelo mundo. É com essa premissa que as apresentações gravadas no formato de TED Talks — famosa marca de minipalestras online — tornaram-se tão populares globalmente. Ao selecionar oradores qualificados e especialistas em suas áreas, as palestras têm como principal objetivo estimular transformações.

No dia em que se encerra a Semana do Professor, e com o propósito de fomentar debates sobre inovações em educação, o Porvir selecionou 10 vídeos de personalidades de reconhecimento internacional e nacional que abordam o tema. Todas as palestras têm menos de 20 minutos de duração e contam com legendas em português. Confira as ideias que valem a penas serem compartilhadas:

1. As crianças podem ensinar a si mesmas

Palestrante: Sugata Mitra (Índia)

Especialista em tecnologia aplicada à educação, o indiano explica seu projeto “Buraco na Parede”. Nele, crianças conseguiram aprender sozinhas a usar o computador e passaram, em seguida, a ensinar a outras crianças. (Para português, ative tradução de legendas)

2. As escolas não podem acabar com a criatividade

Palestrante: Ken Robinson (Reino Unido)

Para o consultor britânico, os estudantes devem aprender de maneira divertida e dentro de um ambiente escolar que estimule a criatividade. A palestra é uma das mais populares da web.

3. Professores precisam receber feedback

Palestrante: Bill Gates (EUA)

O cofundador da Microsoft e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates defende que até mesmo os melhores professores podem se tornar ainda melhores se receberem feedback (retorno avaliativo) de integrantes da comunidade escolar. (Para português, ative tradução de legendas)

4. A chave para o sucesso? A determinação

Palestrante: Angela Lee Duckworth (EUA)

Para a professora de matemática de Nova York, a determinação e a vontade de vencer, tecnicamente chamadas de habilidades não cognitivas, são mais determinantes que o Q.I. para o sucesso de alunos oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo. (Para português, ative tradução de legendas)

5. Como as escolas podem trazem a inovação para a sala de aula

Palestrante: Luciano Meira (Brasil)

Para o professor do Departamento de Psicologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), não é apenas a tecnologia que é capaz de produzir a inovação.

6. Educação Inovadora em favelas

Palestrante: Charles Leadbeater (Reino Unido)

Segundo o pesquisador britânico, as escolas precisam descobrir novas formas de aprender. Para ele, essa busca pode ser inspirada pelas experiências de educação em favelas do Brasil e do Quênia – que costumam ser mais informais e inusitadas. (Para português, ative tradução de legendas)

7. O que a neurociência tem a ver com educação?

Palestrante: Sidarta Ribeiro (Brasil)

Atualmente diretor do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o neurocientista destaca aspectos da neurociência e seu impacto na educação.

8. Como os jovens podem se transformar com a música

Palestrante: José Antonio Abreu (Venezuela)

Para o músico venezuelano, a música pode ser um instrumento de transformação social e melhoria da educação. No vídeo, ele explica o seu projeto intitulado “O Sistema”. (Para português, ative tradução de legendas)

9. Sobre como ensinar artes e ciências conjuntamente

Palestrante: Mae Jemison (EUA)

Para criar verdadeiros pensadores, a austronauta, médica, colecionadora de arte e dançarina norte-americana afirma que educadores precisam ensinar artes junto com ciências, intuição e lógica. (Para português, ative tradução de legendas)

10. Transformando lixo em brinquedos educativos

Palestrante: Arvind Gupta (Índia)

De acordo com o educador indiano, é possível utilizar instrumentos simples – estes, produzidos pelas próprias crianças – para ensinar princípios básicos de ciência e de design. (Para português, ative tradução de legendas)


TAGS

autonomia, ciências, competências para o século 21, educação mão na massa, música, neurociência, socioemocionais, ted, tedx

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

11 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Rosana A. Nicolau

Fantástico, como posso baixar algumas das palestras para passar para meus professores?

Liberdade

eles não são seus! Mas as palestras devem estar disponivel no youtube tbm. BOa semana!

JULIO GREGÓRIO ASTA

Proverbio 22:6 (Educa o rapaz segundo o caminha que é para eles, mesmo quando envelhecer não se desviará dele) e Jesus disse em Mateus 19:14 (“Deixai as criancinhas e parai de impedi-las de vir a mim, pois o reino dos céus pertence a tais”.); vejam site : http://www.jw.org

Ivan Rebuli

excelente pessoalmente ja ouvi o Prof Luciano Meira no Inovaeduca foi inspirador mesmo

Adriano Moitinho Pinto

Olá!
Tudo bem?

Após ouvir/ver essas mentes brilhantes, senti vontade de trazer outra mente também brilhante… Cora Coralina:

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Inspiradores! Saudações,

Adriano Moitinho Pinto
adrianomp@hotmail.com

António Barbosa Andrade

Quero agradecer os responsáveis pela qualidade dos livros e artigos publicados.

VIVIANE VASCONCELOS

Excelente !!
A educação é apaixonante.

Rosana Machado Lopes

Ao assistir os vídeos anteriores, percebe-se que a educação é uma preocupação mundial e que não há receitas prontas e nenhuma verdade absoluta. Cada debate e palestra mostrou a complexidade que a educação possui uma vez que os alunos são diferentes e demonstram diferentes sentimentos e conhecimentos prévios o que torna a educação mais atraente e desafiadora. É um constante prazer e uma descoberta atrás da outra o que torna mais interessante o momento de construção do conhecimento.

Ivan Rebuli

excelente pessoalmente ja ouvi o Prof Luciano Meira no Inovaeduca foi inspirador mesmo

JULIO GREGÓRIO ASTA

Proverbio 22:6 (Educa o rapaz segundo o caminha que é para eles, mesmo quando envelhecer não se desviará dele) e Jesus disse em Mateus 19:14 (“Deixai as criancinhas e parai de impedi-las de vir a mim, pois o reino dos céus pertence a tais”.); vejam site : http://www.jw.org

VIVIANE VASCONCELOS

Excelente !!
A educação é apaixonante.

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!