12 ferramentas de apoio ao professor - PORVIR
crédito Vladimir Voronin / Fotolia.com

Inovações em Educação

12 ferramentas de apoio ao professor

Confira uma lista de plataformas online que ajudam educadores a planejar aulas, interagir com os alunos e até criar animações

por Vagner de Alencar ilustração relógio 15 de outubro de 2012

O cotidiano da sala de aula é, por si só, extenuante. O professor está sempre sobrecarregado com aulas para planejar, provas para corrigir, cursos de atualização para fazer e, com tudo isso, nem sempre é fácil acompanhar os lançamentos tecnológicos que podem facilitar e otimizar o seu tempo.

Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula. Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos, plataformas que permitem aos professores criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Há, também, blogs que ajudam os educadores a preparar suas aulas de história ou matemática, aplicativos que ajudam o docente a gerar métodos simples de desenhos e diagramações durante as aulas e até mesmo plataformas que reúnem conteúdos em animações e simulações, divididos por nível de escolaridade e disciplina. Confira as ferramentas. 

Em português

Edmodo

A rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades. A plataforma chegou este ano a 12 milhões de usuários.

Evernote

É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar. 

História Digital 

O blog ajuda professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.

Redu 

A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o professor encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O educador também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. E, em breve, será possível ainda utilizar diferentes recursos educacionais abertos dentro desses ambientes.

Rived

A Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do Ministério da Educação, que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.

Em inglês

Celly

É uma rede social na qual o professor pode se comunicar com seus alunos por mensagens de texto, e-mail ou chat. Com ela, eles podem fazer enquetes ou até mesmo programar lembretes para os alunos. 

Education Labs 

A ferramenta, desenvolvida pela Microsoft, ajuda na preparação de exercícios variados dentro de uma mesma matéria. O professor cria, por exemplo, um modelo de problema que os alunos precisam resolver e, automaticamente, a ferramenta gera uma série de exercícios que seguem a mesma lógica e o mesmo nível de dificuldade.

Educreations Interactive Whiteboard

O aplicativo, disponível para download no iTunes, transforma o iPad do professor em uma lousa digital gravável. Por meio dele, é possível criar vídeos, trabalhar animações, gerar gráficos e desenhos ilustrativos que podem ir do recorte de um vulcão em erupção até uma estrutura de DNA.

Facing History and Ourselves

A plataforma reúne gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.

Edutopia 

Neste site, o professor pode encontrar diferentes conteúdos – divididos por níveis de escolaridade (da educação infantil ao ensino superior) e organizados por meio de comunidades (arte, música, teatro, educação especial e outros). A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas.

LearnZillion

A plataforma oferece recursos gratuitos em vídeos que orientam o professor a aprimorar técnicas para o ensino de matemática (do ensino fundamental ao nível superior), língua inglesa e artes. Os professores também podem baixar slides com conteúdos ou aprender como criar calendários para gerenciar suas atividades. 

Teachers pay Teachers

A plataforma é uma espécie de “mercado aberto” que permite aos professores encontrarem gratuitamente, comprar ou vender recursos educacionais entre si. Os materiais são diferenciados por níveis de escolaridade e disciplinas específicas.


TAGS

aplicativos, educação online, tecnologia

12
Deixe um comentário

avatar
500
9 Comentários ao conteúdo
3 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
10 Autores
Guilherme Cavalcantiveronica silvafernandalaysaAna Maria Souza Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Guilherme Cavalcanti
Visitante
Guilherme Cavalcanti

Muito bom o post! Uma adição: lá também é possível criar Ambientes Virtuais de Aprendizagem de graça. E melhor, em breve será possível utilizar vários Recursos Educacionais Aberto dentro desses Ambientes.

Parabéns pelo excelente conteúdo.

Guilherme Cavalcanti
Visitante
Guilherme Cavalcanti

Falei em relação ao Redu no post acima.

Vagner de Alencar
Visitante
Vagner de Alencar

Olá Guilherme, tudo bem?

Obrigado pelas informações, vamos adicioná-las à matéria.

Um abraço,

Vagner de Alencar

Guilherme Cavalcanti
Visitante
Guilherme Cavalcanti

Muito bom o post! Uma adição: lá também é possível criar Ambientes Virtuais de Aprendizagem de graça. E melhor, em breve será possível utilizar vários Recursos Educacionais Aberto dentro desses Ambientes.

Parabéns pelo excelente conteúdo.

ANA LUCIA DE LIMA MACHADO GALVAO
Visitante
ANA LUCIA DE LIMA MACHADO GALVAO

Gostei e, com certeza, buscarei esses recursos!

Susana Cristina Faria
Visitante
Susana Cristina Faria

Realmente essas doze ferramentas sao suportes de apoio q muito ajudarao e contribuirao no dia a dia dos educadores,direcionando-os para um trabalho de melhor qualidade.

Katia C. Guedes
Visitante
Katia C. Guedes

Achei muito útil. Vou usar algumas destas ferramentas que com certeza irão mudar o perfil das minhas aulas. Obrigada!!!

Ana Maria Souza
Visitante
Ana Maria Souza

Olha!! estou impressionada com a riqueza de ferramentas que pdemos utilizar para dar ênfase às minhas novas aulas. Já estou fazendo uso.Aproveitem colegas.

laysa
Visitante
laysa

isso não é o que eu pedi esse site é porcaria me arrependi de ter entrado aqui que merda viu vei
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
isso vai ajudar quem?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fernanda
Visitante
fernanda

pior

fernanda
Visitante
fernanda

que babaquisi!

veronica silva
Visitante
veronica silva

isto é bom para os prfessores