5 jogos para auxiliar na alfabetização de crianças com dislexia - PORVIR
Crédito: vejaa / iStockPhoto

Inovações em Educação

5 jogos para auxiliar na alfabetização de crianças com dislexia

Porvir reúne ferramentas gratuitas que podem ser aliadas para promover o desenvolvimento de estudantes com transtornos de aprendizagem

por Redação ilustração relógio 10 de outubro de 2019

Os jogos são grandes aliados para ensinar. Além de tornar o conteúdo mais dinâmico e lúdico, eles também funcionam como ferramentas importantes para
promover o desenvolvimento de crianças com transtornos de aprendizagem. Na Semana da Dislexia, organizada pela Associação Brasileira de Dislexia e pelo Instituto ABCD, que acontece entre os dias 7 e 13 de outubro, o Porvir separou uma lista de aplicativos gratuitos que podem ser utilizados para trabalhar a alfabetização.

Conheça as ferramentas:

Domlexia – Dom e as Letras
De forma lúdica e interativa, o jogo propõe que a criança ajude o dragão Dom por meio de jogos no mundo das letras. A ideia é melhorar a consciência fonológica do jogador, estimulando que ele aprenda a ler a escrever brincando. O aplicativo possui versão para Android e iOS.

EduPaint
Disponível em 12 idiomas, o jogo estimula o aprendizado das cores, formas, números e letras. Ao pintar, as crianças têm contato com diferentes atividades que trabalham padrões, sequências, contagem e letras do alfabeto. O aplicativo está disponível para iOS.

Caça Palavras – Word Search
O clássico caça palavras também pode ser um aliado na alfabetização, pois estimula o reconhecimento das letras. Nesta versão, o usuário pode escolher entre oito temas e três níveis diferentes. O aplicativo está disponível para Android.

Mestre da Palavra
No formato de um sopa de letras, o jogo de palavras traz mais de 2 mil níveis. A proposta é exercitar o cérebro e melhorar a gramática, enquanto o jogador tenta descobrir e formar as palavras. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Lumosity
Como uma espécie de treinamento para mente, o Lumosity ajuda a melhorar a memória e a concentração. Por meio de exercícios, ele também dá dicas de como relaxar e se concentrar. O aplicativo está disponível para Android, iOS e desktop.


TAGS

aplicativos, inclusão, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x