12 filmes indicados por professores para aproveitar as férias - PORVIR
Cena do filme "O menino que descobriu o vento"

Direto da Comunidade Porvir

12 filmes indicados por professores para aproveitar as férias

Confira as recomendações dos educadores das Comunidades do Porvir no WhatsApp para aproveitar nestas últimas semanas do recesso escolar

por Beatriz Cavallin ilustração relógio 17 de janeiro de 2025

Você já está se preparando para o novo ano letivo e para todas as novidades que temos divulgado aqui no Porvir, não é mesmo? Mas, antes de retomar de vez as atividades, é importante aproveitar os últimos dias de recesso para descansar.

Uma ótima maneira de fazer isso é assistindo a um bom filme – e ainda melhor quando a seleção é feita por quem mais entende desse período do ano: outros professores!

As comunidades do Porvir no WhatsApp reúnem mais de 4 mil educadores de todo o Brasil que, diariamente, conversam sobre educação e compartilham práticas e materiais de referência. Dessa vez, eles recomendaram documentários e longas-metragens disponíveis nos canais de streaming que, além de proporcionar momentos de reflexão e lazer, também podem inspirar o trabalho em sala de aula. Confira 12 sugestões – e deixe as suas recomendações ao final do texto.

Pacarrete (2019)

Indicado por: Jucélia Santos Oliveira 

Pacarrete é uma professora de dança aposentada na cidade de Russas, interior do Ceará, com sua irmã Chiquinha. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade. A falta de interesse dos habitantes da cidade pela arte se torna um grande empecilho. 

Direção: Allan Deberton
Gênero: Comédia/Drama 
Classificação indicativa: 12 anos 
Onde assistir: Netflix 

O lagosta (2015)

Indicado por: Jucélia Santos Oliveira 

Em um futuro distópico, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer um que não estiver em um relacionamento será enviado para um hotel, onde terá 45 dias para encontrar um parceiro. Caso isso não aconteça, eles são transformados em um animal à sua escolha, e soltos na floresta. É neste contexto que um homem se apaixona. 

Direção: Yorgos Lanthimos 
Gênero: Romance/Comédia 
Classificação indicativa: 16 anos 
Onde assistir: Netflix e Amazon Prime 

Como eu era antes de você (2016)

Indicado por: Giovana Picolo

Em “Como Eu Era Antes de Você”, acompanhamos a história de Louisa Clark, uma jovem de origem modesta que é contratada para cuidar de Will, um jovem bem sucedido que fica tetraplégico após sofrer um acidente. O filme mostra a relação dos dois, que cresce com o passar do tempo. 

Direção: Thea Sharrock
Gênero: Romance/Drama
Classificação indicativa: 12 anos 
Onde assistir: Telecine

Happy Feet – O Pinguim (2006)

Indicado por: Silvia Inez Amaral Alves 

Entre os pinguins imperadores, você precisa saber cantar. Isto causa grande preocupação em Mano, um jovem pinguim que não sabe cantar, mas sapateia como ninguém. Na história acompanhamos a trajetória de Mano em busca de sua verdadeira paixão. 

Direção: George Miller 
Gênero: Animação 
Classificação indicativa: Livre
Onde assistir: MAX

Maria Montessori, a educadora visionária (2020)

Indicado por: Marianne Biazatti

Maria Montessori lutou contra o analfabetismo e imaginou uma pedagogia baseada não na disciplina, mas na criatividade. O documentário fala sobre a história da pedagoga e também sobre a modernidade de seu método de ensino, hoje difundido em todo o mundo.

Direção: Malina de Carlo e Emanuela Audisio 
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Onde assistir: CurtaOn! 

O menino que descobriu o vento (2019)

Indicado por: Miriam Chaves 

Um jovem de Malawi se cansa de presenciar as dificuldades enfrentadas por seus colegas e, inspirado em um livro de ciências, constrói uma turbina eólica. O filme é baseado em uma história real. 


Direção: Chiwetel Ejiofor
Gênero: Drama/História
Classificação indicativa: 12 anos
Onde assistir: Netflix

Feios (2024)

Indicado por: Elisandra Cristina Maria Inforçati

Em uma sociedade distópica a aparência é tudo. Ao completar 16 anos, todos os jovens são obrigados a passar por uma cirurgia plástica para corrigir falhas em suas aparências físicas. Cansada dessa condição, Tally se rebela e vai contra o sistema opressor, juntando-se aos chamados “Uglies”. O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome, de Scott Westerfeld, lançado em 2003.

Direção: McG
Gênero: Drama/Ficção
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Netflix

O Mundo por Philomena Cunk (2022)

Indicado por: Walneide Massett Olimpio Pereira

No documentário fictício, Diane Morgan interpreta Philomena Cunk, uma repórter investigativa mal informada que, por meio de entrevistas, conta os altos e baixos da história da humanidade. 

Direção: Charlie Brooker
Gênero: Documentário 
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Netflix

Sexy por acidente (2018)

Indicado por: Flávia de Souza 

Renee é uma mulher que luta diariamente com sua insegurança. Depois de cair de bicicleta e bater a cabeça, ela acorda acreditando ser mais bonita e confiante, e passa a viver sua vida de um modo completamente diferente.


Direção: Abby Kohn, Marc Silverstein
Gênero: Comédia/Romance
Classificação indicativa: 12 anos
Onde assistir: Netflix

Ga vī: a voz do barro (2021)

Indicado por: Janete Borges 

Animação baseada nas memórias narradas por Gilda Wankyly Kuita e Iracema Gãh Té Nascimento, com imagens e sons captados na Terra Indígena Kaingang Apucaraninha (PR) durante o encontro de mulheres “Ga vī: a voz do barro, conversando com a terra”, 2021.

Direção: COMIN-FLD, Coletivo Nẽn Ga, Tela Indígena
Gênero: Comédia/Romance
Classificação indicativa: 12 anos
Onde assistir: YouTube

Meu filho, nosso mundo (2024)

Indicado por: Simone Araujo 

O longa conta a história de Max Bernal, um comediante de stand-up com casamento e carreira falidos. Quando seu filho de 11 anos, Ezra, recebe o diagnóstico de autismo, Max parte com ele em uma viagem de carro através do país para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que impacta sua relação pai e filho. 

Direção: Tony Goldwyn
Gênero: Comédia/Drama
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Prime Video

Estrelas além do tempo (2016) 

Indicado por: Patrícia Regina 

Estrelas além do tempo conta as histórias de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, brilhantes mulheres negras que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn. 

Direção: Theodore Melfi
Gênero: Drama/Ficção histórica 
Classificação indicativa: 10 anos
Onde assistir: Disney+


TAGS

cultura, filmes

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x