Alô, alunos transformadores! - PORVIR

Blog

Alô, alunos transformadores!

por Redação ilustração relógio 5 de março de 2013

Imagina na Copa e Porvir querem contar as histórias dos jovens que hoje – no papel de alunos – estão transformando a educação no Brasil.

crédito Imagina na Copa

 

Se você saiu detrás da carteira e está propondo novas formas de participação na comunidade, de promover a cidadania, de aprender e ensinar nas escolas e universidades brasileiras, sua história merece ser contada.

As mudanças que você está promovendo podem inspirar mais pessoas a tomarem a iniciativa de transformar a educação no Brasil para melhor. Nosso papel é garantir que sua história vá mais longe e contagie outros alunos a fazerem suas próprias inovações.

Por isso, se você é um aluno transformador ou conhece alguém que seja, clique aqui e conte pra gente. Sua história pode se tornar pauta do Porvir e do Imagina na Copa!

Porvir trabalha no mapeamento e na divulgação de práticas, ferramentas, pesquisas e pessoas que estão inovando em educação no mundo todo, como forma de inspirar políticas, programas e investimentos que possam melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Imagina na Copa entende que a educação é um ponto fundamental para promovermos uma virada para o país e acredita no papel do jovem como um agente de transformação.

Caso tenha dúvidas, escreva para a gente: info@porvir.org.

Alô, alunos transformadores! / crédito Imagina na Copacrédito Imagina na Copa

TAGS

empreendedorismo, negócios de impacto social

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Kathelin

acho MUiinto interessante isso Parabens para vcs ‘ viu

POIS BEM…MINHA VIDA COMEÇOU ANTES DE EU NASCER…QUANDO EU TINHA 6 MESES NA BARRIGA MINHA MAE ME LEVOU NA MAGIC MONTOUN NAS DISNEY E, ESQUECEU QUE ESTAVA GRÁVIDA DE MIM…NASCI DE PARTO CESARIANO ULTRAPASSANDO OS 9 MESES…OU SEJA, FUI EXPULSO DO CASULO DE MEU AMOR…
DESDE SEMPRE SOU MUITO FAMÍLIA , ATÉNO MEU SOBRENOME…E BRINCAR EH UMA ARTE PARA MIM QUE ÉE VITAL…BRINCAR COM OS AMIGOS , COM AS LETRAS , MAS COM AMOR…JAMAIS…
E ME APAIXONEI COMPLETAMENTE POR ESSA ARTE DE VIVER, ACHO QUE COM MEUS 5 ANOS DE IDADE, POISSS…
RELEMBRANDO OS FATOS: NASCI NA CAPITAL DO RJ,EM 1987, FUI MORAR EM ITAJUBÁ SUL DE MINAS DE 1990 À 1991 , VOLTEI AO RIO EM 92 E DESDE 93 ATÉ HOJE MORO EM NITEROI…
QUAQNDO MOREI EM MINAS FOI MUITO BOM PARA MIM E MINHA FAMILIA ERA AGITACAO, BRINCADEIRA , FESTA E DIVERCAO O ANO INTEIRO…MEUS PAIS CORRIAM ATRAS DE MIM E EU FUGIA PARA BRINCAR NA RUA , NA LAMA , NA CHUVA…ACREDITA QUE ATÉ AGUA BENTA EU PEGUEI NA IGREJA PARA MEU CACHORRO QUANDO ELE MORREU( APOLLO)???
MAS QUANDO VOLTEI AO RIO…O COLEGIO ERA CATOLICO E , EU ERA QUASE UM MINEIRO QUE SÓ QUERIA BRINCAR…UAI SÓ, ME COLOCARAM UM MÊS DE CASTIGO E EU MOSTREI A BUNDA PRA FREIRA, OU MELHOR A IRMA CHEFE E CORRI O RECREIO INTEIRO E FUI PARA NA DIRECAO…
CONCLUSÃO ATES DE SER EXPULSO ME MUDEI PARA NITEROI COM MINHA FAMILIA E FUI BEM AGRACIADO COM UMA CASA , MELHOR UMA MANSAO QUE ME AVÔ DEIXOU PARA MINHA FAMILIA…NOSSA, AGORA EU PODIA BRINCAR SEM PARAR…
MAS A VIDA AQUI ERA CARA , VIVIAMOS NUMA HIPERINFLACAO, MEU PAI MEDICO PEDIATRA MINHA MAE PROFESSORA EU O FILHO LEVADO, MINHA IRMA , A PRINCESSINHA E MEU IRMAO O BRIGAO…NOSSA QUE CONFUSAO, MINHA FAM,ILIA UMA DIVERCAO , TUDO MUITO LEGAL, MAS REALMENTE ISSO É TAO VERDADE , QUE SOMOS UMA FAMÍLIA…
ESTUDEI UM MES NUM COLEGIO DE FREIRAS , NÃO DEU CERTO , EU PEGUEI PARTE DA MENSALIDADE E COMPREI EM DOCES E BALAS …FUI PARA OUTRO COLEGIO O INSTITUTO MAIA VINAGRE E FUI TAO FELIZ LÁ QUE FUI AMADO POR TODOS , FUI LIDER SEM SABER , FUI AMIGO , FUII PRESENTE, FUI ATÉ O MELHOR ALUNO E O CONFIDENTE DE MINHAS QUERIDAS PROFESSORAS…NOSSA QUE BENÇAO…
DEPOIS A DESPEDIDA PARA UM NOVO COLEGIO…
FUI PARA O MAIOR COLEGIO DE NITEROI, O SALESIANOS…NOSSA QUE MUNDO…PODIA CORRER , PULAR , BRINCAR…SÓ NAO PODIA FALAR DE MAIS POIS PARA ISSO ERA SÓ ADVERTENCIA E EU JA TINHA TODAS…
MAS NUM CERTO ESPORTO O QUAL EU JA ERA SEMPRE CAMPEAO, ME APAIXONEI PERDIDAMENTE POR UM AMOR, OU MELHOR POR UM PRIMO -IRMAO ITALIANO …E APRTIR DAE MINHA VERDADEIRA VIDA COMEÇOU…
,MMAS NADA ROLOU E AQYUI ESTOU A ESCREVER PALAVRAS QUE ME FIZERAM PARTE POR MAIS DE 200MIL POESIAS A ESSE QUERIDO FRATERNO, MEU VIZINHO QUE AMO TANTO, MAS QUE QUEM SABE UM DIA A PROSA DE NOSSA ARTE RECONCILIE OUTRAS BELAS PALAVRAS E ATOS…
POIS HISTÓRIAS DE JOSE E ANDRE NEM NE ME QUITTE PAS É CAPAZ DE SABER O QUANTO SOMOS REAIS UM PARA O OUTRO…
E O SILENCIO NUNCA NOS CALOU, NEM HÁ FALTA DE AMOR , MAS UM DIA NOSSA FAMILIA SERA UM SÓ QUR REALMENTE VALERA À PÉNA…E TUDO NUNCA É TUDO SEMPRE HÁ AR A NOS ENCONTRAR…TE AMO QUERIDO!

E HOJE, O QUE TENHO É TUDO , POIS O QUE SE PASA É TAO REAL QUE NAO PERGUNTO ÀS RESPOSTAS…ESTOU FELIZ , POIS DESCOBRI NOS LIVROS , NAS POESIAS E NA VIDA , QUE MUITOS DOS QUE CONHECI , LARGARAM OS SONHOS , A VIDA , AS HISTÓRIAS , MAS EU NUNCA E JAMAIS ABANDONEI MEU NOME NEM POR DOR E NADA EXISTE SE SOMOS TAO PEQUENOS DE PENSAR QUE DEVEMOS PLANTAR BONS OLHOS PARA COLHER OUTROS CAMPOS DE AMOR…E VIVA O UNICO SUBSTANTIVO QUE REALMENTE EXISTE NA VIDA , OU SEJA VIDA!!!! VIVA

Maria de La salete R. Alves

Não sei de que maneira posso participar, mas vendo este anúncio, achei que talvez fosse interessante contar minha própria história, de, como deixei de ser uma menina pobre sem nenhuma condições de estudar, nem sequer a pré escola, pois em minha época, pois tenho 57 anos, as pré escolas eram para poucos, e particulares, a educação, era de acesso restrito. e, de certa maneira, continuou assim, está mudando um pouco agora, mas lutei muito, e depois de muitos anos de um sonho sufocado pela vida, tornei-me Psicóloga, e hoje, formei-me em 1996, e atendo a pessoas de baixa renda, em meu consultório.
Também, já dei aula no MOVA, Movimentop de alfabetização de adultos, pois, em nosso país, ainda há muitos idosos e pessoas analfabetos, e, sempre que posso, ainda me dedico a ensinar aqueles menos favorecidos.
Quando eu era pequenina, com 5 anos de idade, lembro-me, que morava perto de uma estação ferroviária,em Engenheiro Goulart, e, havia uma pré-escola enorme, em frente minha casa, eu olhava todas aquelas crianças, e ficava imaginando, um dia eu vou estudar aí, mas isto nunca aconteceu, e, meus irmãos, meus primos, eram muito sapecas, e todos eles após terminar as aulas daquelas crianças,as 5 horas da tarde, todos esperávamos as crianças saírem da esacola, e pulávamos a cerca de arame farpado, e aí íamos brincar nos brinquedos do parque. Era maravilhoso brincar naqueles brinquedos deliciosos, todos os dias, a tarde. Mas, num belo dia, eis que alguém contou para a diretora, e, quando nós chegamos para mais uma tarde de brincadeiras, qual não foi o nosso susto, um cachorro policial, enorme, saiu atras de nós, furioso para nos morder, eu, me lembro que pulava tanto, com medo daquele cachorrão, que me rasguei toda naquele arame farpado, isto me fez gostar cada vez mais de estudar, até que um dia depois de casada, com 3 filhos, eu estava com uma depressão, muito grave, e minha memória estava muito ruim, e, decidi, vou atrás do sonho que deixei para trás, e, com a ajuda de DEUS, matriculei-me, no colégio, terminei o curso de 2o grau, no ano seguinte prestei meu vestibular, e consegui, e para me formar, foi muito difícil, pois como dizia Paulo Freire, o pobre que estuda na faculdade, ele compara, com a formiga comendo na mesma árvore que a girafa, até que a formiga a alcance, a girafa já está farta e bem alimentada. Mas nada disto me intimidou, pois, já consegui fazer a Universidade, e 2 Pós Graduações, a ultima delas, em 2005 na UNIFESP- Faculdade Paulista de Medicina.
Hoje, em meu consultório, ninguém sabe quando atendo, qual dos meus pacientes é o que não paga a consulta, e o particular.
Sou Palestrante, em escolas, hospitais, igrejas, e na comunidade. Ensinei muitas pessoas no processo de alfabetização de adultos. Não me deixei vencer pelo mal, e continuo minha luta. As dificuldades podem ser muitas, mas EU NÃO DESISTO.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO. Não sei se minha história vai servir, mas amo projetos educacionais, pois sou das que ainda acreditam que o futuro de nosso país, só mudará se priorizarmos a Educação.

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!