Inscrições abertas para formação integral de jovens
Programa Jovens Urbanos abre 480 vagas para moradores da Brasilândia, Capão Redondo e distritos vizinhos
por Redação 31 de março de 2014
Jovens moradores da Brasilândia, Capão Redondo e distritos vizinhos podem se inscrever para a 9ª edição do Programa Jovens Urbanos, promovido pela Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Por meio de parcerias com escolas, ONGs e instituições sociais, a ação tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades para ampliar o repertório sociocultural dos participantes.
Entre as atividades oferecidas no programa acontecem oficinas fotografia, grafite, música, dança, mercado de trabalho, mobilidade urbana, empreendedorismo e mundo digital. Os encontros são semanais e possuem uma duração total de nove meses. Conduzidos por um educador, os jovens experimentam diversas linguagens e temas com objetivo de vivenciar experiências culturais, econômicas e comunitárias.
Para aumentar a expressão e interação desses jovens com local onde vivem, o programa também procura realizar vistas exploratórias pela cidade. Essas visitas fazem com que os jovens se apropriem de espaços e equipamentos disponíveis nos seus territórios. Ao longo desse processo, eles devem se organizar em grupos para formular projetos que podem promover melhorias dentro de suas comunidades.
O programa jovens urbanos existe desde 2004 e já contemplou cerca de 10 mil jovens de distritos como Cidade Ademar, Jardim Ângela, Jardim Helena, São Miguel Paulista, Lajeado e Grajaú, todos na periferia de São Paulo. Para o desenvolvimento de suas ações pedagógicas, ele conta com o apoio de alguns parceiros como Canal Futura, Centro Cultural da Juventude, Centro Paula Souza, Centro Universitário Maria Antônia e Fábrica de Cultura do Capão Redondo.
Para esta edição, serão disponibilizadas 480 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente nas instituições participantes do programa. Para participar, os jovens devem morar próximos a essas organizações e possuir entre 15 e 20 anos. Mais informações sobre o programa e a lista de instituições participantes podem ser acessadas no site. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.