‘Boa parte da teoria é feita por quem está fora da sala de aula’, diz educador americano
por Redação
19 de janeiro de 2015
Reportagem traz entrevista com o educador americano Doug Lemov, autor do livro “Aula Nota Dez”, onde relata a experiência de ter observado por cinco anos a atuação de bons professores em sala de aula. Lemov está lançando uma segunda versão do livro e terá seu trabalho validado no Brasil.
A Fundação Lemann elaborou um programa de gestão de sala de aula para formação de professores e coordenadores pedagógicos, baseado nas 49 técnicas descritas pelo educador americano. O programa será implementado em escolas estaduais do Ceará e serão avaliadas pelo Banco Mundial.
Leia a matéria original em O Globo






O Brasil está se tornando um laboratório onde o capital neoliberal disputa o orçamento público da educação estatal e importa teorias que estão totalmente fora da realidade social, cultural, econômica e política deste país. Respeito o pesquisador Norte Americano. Mas ele precisa assistir uma aula na Escola João Ramalho em Cubatão, outra no E.E.W.L em Porto Ferreira ou no Newton Prado em Leme. Precisamos valorizar o professor e dar infraestrutura e autonomia as Escolas antes de cobrar o impossível. Salas superlotadas, salários baixos, adoecimento da categoria docente uma precarização profunda e um sucateamento de mais de 40 anos no Estado mais rico da federação. Fora que o Governador de SP, retirou 5% do orçamento público da Educação e quer construir escolas Civil Militar e privatizar as Escolas para o capital privado lucrar na rede Estadual.