4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus - PORVIR
Crédito: Kirill_Savenko/iStockPhoto

Coronavírus

4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus

EducaMídia apresenta sugestões de atividades que podem ser adaptadas para o ambiente online e ajudam a discutir notícias sobre a pandemia com os alunos

Parceria com EducaMídia

por Redação ilustração relógio 13 de abril de 2020

Em tempos de infodemia, com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre o coronavírus para trabalhar desinformação, refletir sobre ponto de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados. Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, confira alguns planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia:

Muito além das fake news
Para entender as nuances da desinformação, o plano explora as causas e consequências da poluição informacional. A proposta é estimular a leitura cuidadosa e reflexiva, além de incentivar o hábito de interrogar a informação ao invés de simplesmente consumi-la.

Entre outras sugestões, o guia também apresenta a atividade de “detetive”, que pode ser realizada remotamente e propõe que os estudantes investiguem informações relacionadas ao coronavírus.

Uma história e muitos ângulos
Com indicações de materiais e sugestões de atividades, o plano traz um guia completo para o professor provocar uma reflexão sobre viés. A proposta é reconhecer um mesmo fato pode ser relatado em diferentes formatos, linguagens e tons diferentes.

A atividade também estimula a compreensão de como história de vida, repertório e crenças pessoais podem interferir na produção da informação.

Leitura reflexiva de imagens
Como interpretar informação a partir de imagens? Essa é a proposta do plano de aula, que pode ser adaptado para trabalhar com fotografias sobre a pandemia do coronavírus.

A atividade busca evidenciar as imagens como textos que fornecem informações que também podem ser interpretadas. A proposta também entender como as nossas experiências prévias impactam na nossa leitura de informações visuais.

Números que contam história
O guia ajuda o professor a trabalhar interpretação de informações a partir de dados, gráficos e infográficos. A proposta é mostrar como os gráficos e estatísticas também podem ser utilizados para informar, persuadir e desinformar.

Além de trazer um roteiro de aula, o guia apresenta uma série de materiais e sugestões de atividades que podem ser realizadas com os alunos.

Quer saber mais sobre educação midiática?
Clique e acesse

EducaMídia

TAGS

coronavírus, educação midiática, ensino fundamental, ensino médio

7
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
6 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
7 Autores
Priscilla RibeiroThaysRoberto Carlos VitalAparecida AlencarSan Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
gilvan
Visitante
gilvan

planejar com a BNCC é um desafio. Por isso criei um excelente instrumental, onde basta digitar o codigo da habilidade que todas as informações referente a essa habilidade é feito automaticamente, tais como, OBJETO DE CONHECIMENTO, OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPENTÊNCIA ESPECIFICA DA ÁREA, RELACÃO COM OUTRAS HABILIDADES, EIXO TEMÁTICO, ANO DA HABILIDADE, AREA DO CONHECIMENTO, PRÁTICA DE LINGUAGEM, CAMPO DE ATUAÇÃO. Confere no vídeo, e ja está no ponto de imprimir no A4 https://www.youtube.com/wat

Jose
Visitante
Jose

Parabéns pela trabalho. Porem esse link do youtube não funciona

San
Visitante
San

Pena que não conseguimos acessar!

Aparecida Alencar
Visitante
Aparecida Alencar

seria bem interessante se o link funcionasse.

Roberto Carlos Vital
Visitante
Roberto Carlos Vital

Olá, não consigo acessar o link do seu trabalho.

Thays
Visitante
Thays

Não consegui acessar o link.

Priscilla Ribeiro
Visitante
Priscilla Ribeiro

Uma pena o link não funcionar!