4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus - PORVIR
Crédito: Kirill_Savenko/iStockPhoto

Coronavírus

4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus

EducaMídia apresenta sugestões de atividades que podem ser adaptadas para o ambiente online e ajudam a discutir notícias sobre a pandemia com os alunos

Parceria com EducaMídia

por Redação ilustração relógio 13 de abril de 2020

Em tempos de infodemia, com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre o coronavírus para trabalhar desinformação, refletir sobre ponto de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados. Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, confira alguns planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia:

Muito além das fake news
Para entender as nuances da desinformação, o plano explora as causas e consequências da poluição informacional. A proposta é estimular a leitura cuidadosa e reflexiva, além de incentivar o hábito de interrogar a informação ao invés de simplesmente consumi-la.

Entre outras sugestões, o guia também apresenta a atividade de “detetive”, que pode ser realizada remotamente e propõe que os estudantes investiguem informações relacionadas ao coronavírus.

Uma história e muitos ângulos
Com indicações de materiais e sugestões de atividades, o plano traz um guia completo para o professor provocar uma reflexão sobre viés. A proposta é reconhecer um mesmo fato pode ser relatado em diferentes formatos, linguagens e tons diferentes.

A atividade também estimula a compreensão de como história de vida, repertório e crenças pessoais podem interferir na produção da informação.

Leitura reflexiva de imagens
Como interpretar informação a partir de imagens? Essa é a proposta do plano de aula, que pode ser adaptado para trabalhar com fotografias sobre a pandemia do coronavírus.

A atividade busca evidenciar as imagens como textos que fornecem informações que também podem ser interpretadas. A proposta também entender como as nossas experiências prévias impactam na nossa leitura de informações visuais.

Números que contam história
O guia ajuda o professor a trabalhar interpretação de informações a partir de dados, gráficos e infográficos. A proposta é mostrar como os gráficos e estatísticas também podem ser utilizados para informar, persuadir e desinformar.

Além de trazer um roteiro de aula, o guia apresenta uma série de materiais e sugestões de atividades que podem ser realizadas com os alunos.

– Você se inspirou em algum desses planos de aula para desenvolver uma atividade? Conte para o Porvir aqui. 

Quer saber mais sobre educação midiática?
Clique e acesse

EducaMídia

TAGS

coronavírus, educação midiática, ensino fundamental, ensino médio

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação
X