10 filmes para inspirar suas férias e apoiar a volta às aulas
Disponíveis em plataformas gratuitas, filmes, curtas-metragens e séries com diferentes temáticas podem fazer parte do planejamento das aulas em 2022. Boa sessão!
por Ruam Oliveira 30 de dezembro de 2021
Os filmes são boas ferramentas de apoio à aprendizagem. Muito se consegue debater por meio das reflexões que longas-metragens, séries e documentários geram. Diferentes assuntos podem ser abordados de maneira lúdica e criativa, facilitando o acesso dos estudantes à compreensão do conteúdo abordado em aula.
Com a presença cada vez maior de telas durante as aulas, incluir vídeos e conteúdos audiovisuais passou a ser uma realidade comum na rotina escolar. Para apoiar e inspirar educadores e educadoras mesmo no período das férias, o Porvir fez uma seleção de filmes, curtas-metragens e séries com diferentes temáticas, como acessibilidade, acesso ao ensino superior, história, relação com os espaços urbanos e o brincar, que podem fazer parte do planejamento das aulas em 2022. Todos eles estão disponíveis em plataformas gratuitas. Boa sessão!
Brincar em Casa
Por meio de relatos e olhares de familiares, o filme apresenta crianças vindas de contextos e países diferentes e como elas brincaram em casa durante a pandemia da Covid-19. É um recorte que convida a uma reflexão de como tem sido a brincadeira para além dos tempos de pandemia.
Um lugar para todo mundo
O menino Emílio, de 3 anos, tem síndrome de Down e está pronto para começar a escola. O documentário mostra os desafios enfrentados pela família da criança para que ele integre o sistema educacional norte-americano, apresentando a busca por uma escola que seja capaz de incluí-lo.
USP 7%
O filme traz relatos sobre a mobilização favorável à implementação das cotas raciais na Universidade de São Paulo, uma das mais prestigiadas do país. Os depoimentos abordam o racismo estrutural passando por diferentes gerações e pontos de vista.
Corações e Mentes: Escolas que Transformam
Em quatro episódios, a série fala sobre empatia, trabalho em equipe, liderança, criatividade e protagonismo, e aponta como a escola tem papel fundamental para fortalecer e incentivar esses processos.
O véu de Amani
Vinda do Paquistão para o Brasil, Amani, uma menina de origem muçulmana, ganha um presente inesperado de sua nova amiga brasileira: um biquíni. Uma história sobre cultura, costumes e olhares da infância.
Paulo Freire Contemporâneo
O pensamento e antropologia do patrono da educação brasileira aparece neste documentário de maneira central. A ideia aqui é atualizar Freire, apresentando as experiências educacionais em regiões mais afastadas do Brasil e como o método freiriano impacta pessoas nessas localidades.
Vocacional – Uma aventura humana
Idealizados pela educadora Maria Nilde Mascellani, os ginásios vocacionais foram um exemplo considerado inovador no quesito aprendizagem. A proposta dos seis colégios existentes em São Paulo era trabalhar o pensamento crítico, atividades em grupo, desenvolvimento de habilidades técnicas e também sensibilidade artística. O projeto foi interrompido em 1960 pela ditadura militar. O filme traz relatos de ex-alunos e ex-professores que fizeram parte do projeto, incluindo o cineasta Toni Venturi, que assina a direção.
Mapas Afetivos
Um documentário para mostrar as relações que as pessoas desenvolvem com a cidade. A proposta é contar a história da cidade de São Paulo a partir da percepção que os moradores têm dela, mostrando lugares de afeto e construção de memórias.
Assista
100% Boliviano, mano
O filme trata sobre questões como bullying, preconceito e migração. Retrata a vida de Denílson Mamami, conhecido como “Choco”, um menino boliviano que mora na região do Bom Retiro, em São Paulo. Direitos Humanos e o lugar do jovem na cidade também estão representados.
Quebradeiras
Um documentário que aborda tradições seculares e estratégias de sobrevivência da cultura das quebradeiras de coco de babaçu na região do Bico do Papagaio, onde os estados do Pará, Tocantins e Maranhão se encontram.