'A minha aula rompeu as paredes da escola' - PORVIR
Crédito: The Last Word / Fotolia.com

Diário de Inovações

‘A minha aula rompeu as paredes da escola’

Professora de ciências e biologia utilizou plataformas digitais para passar conteúdos para alunos estudarem em casa

por Andréa Barreto ilustração relógio 26 de novembro de 2014

Sou professora de ciências e biologia das redes pública e particular da cidade do Rio de Janeiro desde 1993, mas vejo que nossos alunos estão cada vez mais apáticos em sala de aula. O desinteresse é imenso e o aprendizado fica pobre.

Ano passado (2013), percebi que meus alunos não estavam nada interessados em sala de aula, mas quando se falava em fazer alguma atividade na internet, tudo mudava. Pensando nisso, resolvi lançar mão das aulas invertidas.

Eu já usava um recurso educativo que era um blog, chamado Dicas de Ciências, onde meus alunos reviam a matéria, baixavam mais exercícios e tiravam dúvidas. Porém, vi que os meninos necessitavam de outros recursos. 

Então, criei cursos no Moodle, uma plataforma de aprendizagem a distância que é baseada em software livre. Nessa plataforma, eu fazia aulas que serviam de tarefa de casa. Cada aluno acessava (vale dizer que cada um tinha um perfil como nas redes sociais) e fazia a atividade. Essa tarefa consistia em vídeos, textos e exercícios. O conteúdo não havia sido dado em sala de aula. Era o primeiro contato deles com aquele tópico e eu acompanhava o desempenho de cada um online.

Diário de InovaçõesCrédito: Arquivo pessoal

Depois, em sala de aula, o que fazia era tirar as dúvidas. Eu já tinha uma amostra prévia do perfil dos alunos, e, portanto, sabia das dúvidas e dificuldades de cada um. Como um cirurgião, trabalhava na escola essas dificuldades. Em sala de aula, procurava sistematizar e aprofundar cada tópico trabalhado.

É claro que o interesse aumentou e os alunos se sentiram co-responsáveis pelo seu aprendizado. Eles mesmos propunham outras atividades dentro ou fora da sala de aula. A minha aula rompeu as paredes da escola. O desempenho aumentou, as aulas ficaram mais vivas e os meninos passaram a amar ciências e biologia.


Andréa Barreto

É professora de ciências e biologia desde 1993. Trabalhou no Colégio Don Quixote, de 2008 até 2013. Desde 1994, atua como professora da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Este ano fez parte da Equipe da Educopédia, plataforma livre de aulas digitais. Tem blogs educativos e acredita em uma nova escola, baseada em cooperação e interatividade.

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
7
0
É a sua vez de comentar!x