Acolhimento: Como fazer a transição para os anos finais do ensino fundamental - PORVIR
Crédito: yanlev / Fotolia.com

Blog

Acolhimento: Como fazer a transição para os anos finais do ensino fundamental

Tema foi destaque de evento promovido pelo MEC em parceria com o Banco Mundial, o Unicef e o Instituto Inspirare

por Redação ilustração relógio 20 de outubro de 2017

Os desafios dos anos finais do ensino fundamental são inúmeros. Para debater o que as escolas podem fazer para engajar e envolver os adolescentes, o Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para os anos finais do ensino fundamental no Brasil, reuniu especialistas em educação nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília (DF). Na agenda, estiveram também propostas de políticas públicas que podem suavizar a transição dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio e como os sistemas educacionais podem garantir uma aprendizagem equitativa.

O seminário foi promovido pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com o Banco Mundial, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Inspirare. Participaram também secretários estaduais e municipais de educação, órgãos como a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), coordenadores de ensino fundamental e fundações de apoio à qualidade do ensino.

Veja um resumo das propostas reunidas pelo Grupo de Trabalho Anos Finais

  • Foco no acolhimento: Incluir a contextualização dos novos alunos no planejamento da equipe da escola, garantindo momentos de discussão coletiva, para que todos conheçam a realidade e o perfil dos adolescentes que estão chegando ao 6º ano.
  • Tutoria: Criar programas interessantes de acolhimento e tutoria para os novos estudantes dos Anos Finais.
  • Orientação: Orientar os estudantes do 5º ano e recém-chegados ao 6º ano, de forma consistente e continuada, sobre os novos componentes curriculares, a nova relação professor-aluno e as demais mudanças que enfrentarão na transição para os Anos Finais.
  • Professor de referência: Ter um professor de referência para cada turma do 6º ano.
  • Laços: Promover estratégias para a criação e fortalecimento de laços afetivos entre os alunos e professores no 6º ano, como, por exemplo, convivência na hora do recreio/merenda.
  • Entre alunos: Promover vivências e grupos de conversas entre alunos de 5º e 6º anos.
  • Alunos acolhedores: Criar um programa para que estudantes assumam o papel de acolher os novos alunos, para apresentarem a eles o espaço físico, promoverem a integração com os colegas, compartilharem informações sobre as aulas etc.
  • Aluno de referência: Parear cada aluno do 6º ano com um estudante de referência/tutor do 7º, 8º ou 9º anos, responsável por ajudá-lo na sua adaptação.
  • Período de acolhimento: Criar a semana, quinzena ou mês de acolhimento para acolher o aluno e sua família e alinhar detalhes sobre as mudanças e novidades dessa transição.
  • Envolvimento das famílias: Criar estratégias e programas para preparar as famílias a participar ativamente e contribuir com o processo de transição dos adolescentes dos Anos Iniciais para os Anos Finais.
  • Revisão do currículo: Considerar as especificidades da transição na revisão curricular de 5º e 6º anos, de forma transversal e sistemática.
  • Estudo orientado: Promover atividades de estudo orientado para que os estudantes, especialmente do 6º ano, possam ampliar sua capacidade de se organizar para a aprendizagem de forma mais autônoma.
  • Aulas por área de conhecimento: Planejar e executar aulas por áreas de conhecimento, como forma de ampliar o tempo de aula, a interdisciplinaridade e as possibilidades de interação entre os professores e destes com seus alunos.
  • Nivelamento: Diagnosticar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos que chegam ao 6º ano e criar um amplo programa de nivelamento que inclua o apoio pedagógico dentro e fora da escola.
  • Contraturno: Oferecer atividades de contraturno, com foco no nivelamento e no desenvolvimento de novas linguagens.
  • Monitoria: Criar programas de monitoria em que alunos mais velhos ou mais avançados sejam monitores dos colegas e os ajudem a aprender e se desenvolver.
  • Histórico dos estudantes: Criar os históricos e registrar o percurso de aprendizagem de cada estudante, a ser alimentado e consultado constantemente pelos professores, e estruturar um sistema efetivo de monitoramento de dados com base nesses históricos e registros individuais.
  • Manutenção de turma: Quando a transição se der na mesma escola, criar estratégias para manter a turma de alunos na transição entre os Anos Iniciais e Finais.

TAGS

ensino fundamental

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

147 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
rosane maria de azevedo

o acolhimento é muito importante para a socialização da turma seja uma roda de conversa ou leitura de uma literatura uma brincdeira as crianças comessam a se sentir seguras e confianntes e começam a participar e a conviver e assim se adaptando na escola e seus amigos

Girleide Gomes

Uma boa leitura embaixo de uma árvore, é maravilhoso, em seguida um piquenique saudável e seguro para complementar o acolhimento

rosane maria de azevedo

corrigindo a apalavra escrita começam no relato abaixo

Antonio

É de suma importância o acolhimento nas escolas, tanto no que diz respeito à transição das crianças do Educação Infantil para o 1º Ano, como nos demais seguimentos.

JULIANA DE OLIVEIRA BIBIANO ALMEIDA

ACOLHER A TURMA E FAZER UMA RODA DE CONVERSA E SEMPRE UTIL E PRECISO PARA COM QUE ELES SE SINTAM SEGUROS.

schirley Martins

Além do mais ao acolher os alunos temos a oportunidade de conhece los

Thamires

Acolher-vos alunos é importante , além de ajudar eles na participação de projetos ,para que eles sintam se a vontade e confiante com todos da Escola .

Adriana

Realizar o acolhimento é importante para a criança, faz com que se sintam confiantes na participação e interação com a turma.

Laura Geralda de Oliveira

O acolhimento é muito importante pois a criança se sente mais segura e protegida.

Maria da guia da Silva vieira

O ponto de contra partida é o acolhimento dos alunos para que eles se sintam acolhidos e confiante no ambiente escolar e nos profissionais que ali se encontram.

João

O acolhimento é muito importante para que o aluno não se sinto só em seu percurso formativo. É importante que a escola se organize de forma a oferecer a oportunidade de uma acolhida que faça o aluno perceber que a escola é como se fosse uma “família”, onde não estão só, temos com quem contar.

chaiane cardoso

O acolhimento é fundamental, reunir com uma roda de conversa para se sentirem confortável e confiantes na escola junto com os professores diretores e amigos.

joao soares dos sa

Parabéns pelas orientações pontuais para o momento de acolhimento e de transição, muitas vezes pensado mas pouco discutido ou até mesmo sem uma conclusão a ser aplicada nesse período.

GRACILDA DA COSTA CALDEIRA

O ACOLHIMENTO É UM DOS PRIMEIROS CONTATOS DO ESTUDANTE O QUE PODE AGREGAR MUITA AFETIVIDADE COM TODOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.

Rosilourdes Mota de Andrade

Preparar o ambiente acolhedor, é muito importante nessa fase. Transmitindo segurança e confiança para os alunos recém chegados.

Dalva de Oliveira

O acolhimento ás crianças que passam pelo processo de transição nas séries escolares deve ser feito com afetividade, para que elas possam se sentir em um ambiente acolhedor e confiável, e assim interagir com os demais se sentindo segura.

Rosângela Jastrow

É fundamental o acolhimento da turma de Educação Infantil para o 1º ano, como, o 5º para o 6º ano. Uma sugestão de trabalho para ambas turmas, dinâmica de apresentação e em seguida uma roda de conversa para todos se conhecerem melhor. E se já se conhecem, um bate papo agradável para colocar as novidades em dia.

Sérgio RONIELI FERREIRA

O Acolhimento é um instrumento fundamental para o desenvolvimento e abertura do aluno.

Lusia Pinheiro

Concordo, Sérgio, pois o aprendiz se sentirá parte do grupo e não um intruso. Não terá constrangimento em solucionar possíveis dúvidas (tanto acadêmica como sobre o meio que está inserido).
Tenho experiência com apadrinhamento, ou seja, os veteranos apoiam os iniciantes. É uma dinâmica bem oportuna para os acolhimentos escolares.

Cristina Krzyzanoski

É muito importante o acolhimento da criança na escola, não deve se sentir sozinha e sim bem protegida.

Catia Simone Paim de Almeida

Este tema, acolhimento, indica também que a Instituição se preocupa com os processos emocionais das crianças e visa diminuir, abrandar os sofrimentos e ansiedade, causados pelo novo. Permitir que o responsável fique um pouco mais quando for levar a criança, faz com que as mesmas percebam que não estão só.

JULIO CESAR MACIEL DA ROCHA

Uma das fases, que podemos afirmar, ser mas difíceis para o aluno, afinal vislumbramos transformações em todo os seus âmbitos de convivência, exigindo dele um salto para um novo mundo, é como um pássaro que precisa deixar o ninho e começar a voar. A atenção, o cuidado e a orientação, necessárias para um transpor de barreiras constante e frutífero, vira através de ações que promovam uma instabilidade emocional, e motivacional, que permitam ao aluno a aquisição de confiança.

Alana Pontes

O acolhimento é de suma importância para que a criança se sinta confortável no âmbito escolar e através de roda de conversa, dinâmicas e cantigas as crianças vão se socializando com outros colegas e se adaptando com mais facilidade no ambiente escolar.

Ruth Brasil.

É de suma importância o acolhimento e o envolvimento de toda comunidade escolar e a família. E maravilhoso deslumbrar caminhos e ferramentas que podemos seguir para que a transição seja respeitosa e harmoniosa.

Lindalva Silva

O acolher é demostrar toda sua forma de empatia e amor por uma criança que teve que sair da sua zona de conforto, e se encontra cheia de medo e angustia. E nós, enquanto educadores temos um papel fundamental nesse período em que a criança está em transição,. Devamos ajuda-las a se encontrar e fazer do novo espaço, um lugar não só de aprendizagem, mas de conforto, alegria, e prazer.

Oscar Arruda

A boa adaptação e desenvolvimento das habilidades e/ou potencialidades que um aluno pode desenvolver, passa, sem nenhuma sombra de dúvida, pelas contribuições intrínsecas ao bom acolhimento por parte da comunidade escolar.

Diacui Monjardim

Fazer a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental é uma etapa importante na vida escolar das crianças. Nesse período, os alunos estão crescendo, amadurecendo e enfrentando mudanças significativas em sua educação. O acolhimento adequado nessa fase é essencial para que eles se adaptem bem ao novo ambiente e continuem motivados a aprender.

Maria José Gleide Dias Turibio

Essa fase de transição precisa ser feito de maneira tranquila com momento de reflexão, brincadeiras e até jogos lúdicos…para que os alunos sintam-se seguros no ambiente escolar tanto os estudantes da Ed.infantil como também os 5anos para engresssrem na turma do 6ano.Eles devem passar por esse processo e saber que às mudanças trazem amadurecimento e aprendizado.

Maria das Graças C. Pinheiro

O acolhimento e necessário para a turma pois, sentem -se seguros superam o medo natural desse momento, e possibilita a familiarização com o ambiente, com os novos colegas e outras pessoas que venham surgindo durante o percurso inicial desse processo.

Eucirlange Azevedo

O acolhimento é de extrema importância para que a criança sinta-se segura e afetada (afeto) no ambiente escolar, o que tem impacto no seu desenvolvimento e engajamento escolar como um todo.

Rick Lima

O acolhimento é parte fundamental para dialogar e perceber o clima escolar e as possibilidades aos quais o corpo docente tem eventualmente preparado para aquele momento

Luciano Luiz

O acolhimento é importe para integrar os alunos uns com os outros e com a escola e professores

silvania Maria

muito interessante. Importante realizar essas atividades para fortalecer o emocional dos estudantes e ajuda-los a enfrentar certos desafios.

Ricardo JA Ferreira

O acolhimento é como um abraço. Precisamos abraçar quem chega para que ele se sinta feliz e seguro.

Eldo Noronha

O acolhimento é importante sim, porém, há que se conhecer bem o tipo de aluno e comunidade de que são oriundos para se criar uma estratégia adequada que surta um efeito positivo e eficaz, tanto nos que estão sendo acolhidos, quantos nos que acolhem.

Jeane Ataides Nascimento

È importante o acolhimento da criança na escola, não deve se sentir sozinha e sim bem protegida, acolhida.

LUCIA HELENA MELO BIGOSSI

Quando se fala em acolhimento ou socialização na escola ou turma podendo ser em uma leitura, em uma roda de conversa ou brincadeiras as crianças se sentem mais seguras e confiantes, elas participam e convivem melhor na escola e com seus colegas.

Marilda Aparecida Dombroski

O novo sempre traz consigo uma certa insegurança. As estratégias sugeridas com certeza irão diminuír o stress dos estudantes.

Maria Cristina Ribeiro Batista

A ideia do aluno monitor é muito boa. Os governos poderiam criar um programa remunerado para os alunos monitores sob a supervisão do professor titular. Seria muito bom, principalmente em áreas mais carentes onde um incentivo financeiro é sempre bem vindo e um ganho expressivo para quem precisa de uma forcinha para aprender.

natanael

para o acolhimento da turma pode-se ORGANIZAR uma rotina

Maria da Glória Sousa

O acolhimento é uma prática de sabedoria. Hoje com todos os Parâmetros curriculares, com todo um seguimento através da Base Nacional Comum Curricular, ficou muito mais fácil fazer essa transição, nós professores, estamos mais bem preparados para dar suporte nesse acolhimento.

Joneida Siqueira Marinho

O acolhimento na escola é um dos pilares para a construção de uma relação de parceria entre família e escola, além de constituir-se como elemento fundamental na rotina do trabalho pedagógico em diferentes espaços e tempos na educação.

Maria da Glória Sousa

Muito importante essa questão do acolhimento, fico muito feliz de ver que as escolas estão caminhando para o progresso, que as políticas públicas da educação estão preocupadas com a transição e o bem estar dos estudantes em evolução. É tão bom saber que na passagem de um ano para o outro, a criança vai poder contar com alguém para monitorar, orientar e acolher. Espero que todas as propostas sejam aceitas e autorizadas.

Ruan Matheus Oliveira Salazar

o acolhimento é muito importante para a socialização da turma seja uma roda de conversa ou leitura de uma literatura uma brincdeira as crianças comessam a se sentir seguras e confianntes e começam a participar e a conviver e assim se adaptando na escola e seus amigos

Daniela Cruz

O acolher é muito importante em todos os momentos da vida e a cada etapa da sua escolaridade.

Ana Leide de Lima

Acolher é um momento para promover aos alunos que eles terão cuidado e segurança para atingir seus objetivos de aprendizagem.

Elisete Vasconcelos

O acolhimento proporciona condições para o aluno desenvolver suas habilidades e competência nas diversas áreas do conhecimento.

Guilherme Marinho

O acolhimento tem um peso enorme nessa transição, pois é ali que a criança dá os primeiros passos no que diz respeito a aceitação do novo ambiente e novos colegas, no qual vão passar a conviver por muito tempo.

Iris Barbosa dos Santos

Oacolhimento planejado é essencial para que os estudantes conheçam a equipe de trabalho da instituição e a devida função de cada profissional, para conhecerem os espaços físicos de lazer/estudos/projetos e interagir com os colegas e os demais que já estudam há mais tempo. Além de tomarem conhecimento dos objetivos e da dinâmica de ensino aprendizagem. Sendo assim, os estudantes se sentirão mais seguros e ambientados.

Thuzah lopez

Talvez se essas ações fossem implementadas, fatores como bullyng e outeas violências, fossem drasticamente reduzidos.

Edna

O acolhimento é muito importante , faz com que as crianças criem um laço afetivo é que tenha confiança, faz com que elas se si Tam seguras , pode ser utilizado de várias formas , uma música, brincadeira, uma historinha é etc.”

Maria da Penha dos Santos

É de suma importância o acolhimento dos alunos. Que muitas das vezes chegam à escola tímidos e receosos. Mas quando são bem acolhidos, eles se sentem pertencentes aquele ambiente escolar.

EDIMILSON BARBOSA DE PONTES

O acolhimento é primordial para a socialização dos estudantes, uma conversa agradável, uma roda de leitura, realização de brincadeiras ou momentos de descontração que visam deixar os educandos a vontade e confiantes no espaços escolares, no entendo, esses procedimentos são ferramentas imprescindível para o pleno desenvolvimento do aluno.

izabel

Muito interessante a ideia de acolhimento das crianças nessa fase de transição deles de uma série a outra pois acaba juntando a maneira de pensar e de ouvir os que estão chegando dando-lhes um momento descontraído e também e realmente de ser bem vindo e de ser importante naquele momento.

Francisca Pires

Se os alunos forem bem acolhidos sentiram mais motivados para esse momento que com certeza chegam ansiosos e cheios de expectativas para o novo.

Maristela Leal Vieira Talasca

observo que passando o período inicial de acolhimento coletivo,sempre que chegar um novo estudante,deve-se retomar as ações acolhedoras.

Suzara Rosário

Os anos iniciais é a base do conhecimento. Quando o discente inicia o fundamental II, é uma transição completamente diferente para esses alunos, por isso é de suma importância que haja um acolhimento significativo que mostre aos alunos o que ele pode aprender de uma maneira dinâmica com atividades criativas que faça com eles participem e aprendem com prazer.

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!