- Este evento já passou.
6º CONECTE-C
Crédito: 32 pixels / Fotolia.comNo dia 25 de outubro, o CONECTE-C chega a sua sexta edição. O evento, promovido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), tem como objetivo incentivar oportunidades de diálogo e interação entre os diferentes atores do ecossistema de inovação na educação pública.
O sexto encontro acontece no mesmo formato dos anteriores: na última terça-feira do mês, nesse caso no dia 25 de outubro, das 17h às 19h. Será iniciado com uma apresentação do tema durante 15 minutos, seguida por um debate de 30 minutos sobre o assunto a partir do ponto de vista de profissionais de diferentes setores. A seguir, vem as discussões em grupos pequenos compostos por pessoas de diferentes setores, também durante 30 minutos. Por fim, abre-se a discussão no grupo inteiro.
Dessa vez, o tema principal é: “Análise de dados na Educação: qual o caminho e como o Big Data pode transformar a educação?”. O termo Big Data serve para designar um conjunto muito grande de dados. Quando essas informações são cruzadas e analisadas, é possível melhorar práticas, seja na esfera de políticas públicas ou na esfera escolar, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem.
Para debater o assunto, estarão presentes o superintendente da Secretaria de Educação de Goiás, Ralph Rangel; o diretor do QEdu (plataforma de dados e indicadores educacionais), César Wedemann; o sócio fundador da Tuneduc (empresa que usa dados públicos e privados para customizar produtos para instituições de ensino), Ricardo Madeira e Daniela Costa, do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Em uma roda de debate, os especialistas irão discutir como os dados gerados por plataformas, sistemas e aplicativos podem ser usados como base para transformação da educação de forma efetiva e segura.
Empreendedores, investidores, educadores e pessoas interessadas pela área educacional podem participar. Os interessados devem responder o formulário online com nome completo, email para contato, organização e perfil de atuação (pesquisador, empreendedor, setor público, investidor, educador, profissional EdTech ou outros).
Com parceria do CENPEC, Cubo, Porvir, Hackademia, MOV, Plataforma Apreender e Fundação Lemann, o evento tem inscrições gratuitas e será realizado no espaço Cubo, que fica na Rua Casa do Ator, 919. Os interessados devem preencher o formulário disponível nesse link.
Encontros anteriores
Enquanto o primeiro evento discutiu a presença da tecnologia na educação e a opinião de professores sobre isso, o segundo mostrou como a falta de formação do poder público pode atrapalhar a compra de tecnologias educacionais. Já o terceiro encontro debateu a importância de escolas testarem tecnologias antes de fazerem uma grande compra, além da parceria entre o empreendedor e o educador.
A quarta edição se inspirou em medidas de países como África do Sul, EUA e Austrália para discutir o conceito de Recursos Educacionais Abertos (REA) na redução de custos com material didático e ampliação do acesso a materiais de qualidade. Já a quinta edição discutiu caminhos que empreendedores educacionais podem percorrer para validar um novo produto ou serviço.





