Aplicativo gratuito leva realidade aumentada para a sala de aula - PORVIR
Discovery Education

Inovações em Educação

Aplicativo gratuito leva realidade aumentada para a sala de aula

Aplicativo para iPad permite a criação e exploração de mundos virtuais usando realidade aumentada com foco educacional

por Ruam Oliveira ilustração relógio 7 de fevereiro de 2022

Na frente da turma, um T-Rex surge. E não só um dinossauro, mas o cenário traz também uma vila, algo que relembra  os tempos do Egito Antigo ou dos Maias.

Com a existência da realidade aumentada e virtual, criar cenas imersivas durante a aula se tornou um componente muito interessante na hora de pensar formas criativas de aprendizagem. E é o que propõe o aplicativo Sandbox AR, lançado recentemente pela Discovery Education.

Com ele, é possível criar mundos em realidade aumentada, incluindo diferentes elementos e personagens. Cada novo objeto incluído na cena traz consigo informações de contexto sobre suas origens. Por exemplo: ao incluir um elefante africano, existem detalhes a respeito de onde ele veio. O mesmo vale para outros elementos históricos, como a Pirâmide de Gizé.


Leia também


O uso do aplicativo, disponível gratuitamente para iPad, é uma forma de introduzir de maneira imersiva diferentes elementos históricos e culturais. E também trabalhar a criatividade.

É possível criar uma cena e transformá-la em tamanho natural para que a turma possa “passear” pelo espaço produzido pelo educador – ou mesmo pelos próprios estudantes.

Veja um vídeo explicativo sobre o app

“O Sandbox AR oferece aos alunos a capacidade de mergulhar em qualquer cena ou tópico que estejam aprendendo e realmente mostrar seu conhecimento”, disse Jason Ediger, da Discovery Education, ao site THE Journal.

Depois de finalizadas as cenas, os usuários podem gravar um vídeo como se fosse um tour, incluir narração e, assim, apresentar para a classe aquilo que foi criado.

Existem algumas cenas “pré-prontas” como espaços do Egito Antigo, ruínas Maias, explorações espaciais, entre outros, que podem ser trabalhadas em aula.

“É fundamental que os professores entendam o poder dessa ferramenta para eles e seus alunos, por isso incluímos lições para educadores sobre como usar isso em seu ensino”, conta Jason. “Os usos disso são infinitos – os alunos podem habitar um mundo de realidade aumentada que eles constroem e realmente experimentá-lo”, pontuou.

O representante da Discovery Education ainda pontuou que ferramentas como essa podem não só ampliar poder e profundidade da aprendizagem, como também influenciar na velocidade com que se aprende determinados conteúdos.


TAGS

aplicativos, competências para o século 21, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x