Ásia ocupa o pódio da educação no Pisa
por Redação 7 de dezembro de 2016
A Ásia marcou forte presença nas primeiras posições do ranking do Pisa, prova internacional mais reconhecida do mundo. O primeiro posto, tanto na competência em ciências, quanto na compreensão leitora e nas competências em matemática ficou com os alunos de Singapura. Japão, Taiwan, Vietnã e a China também marcaram presença entre os primeiros colocados.
Segundo Zhu Xiaohu, pesquisador do Instituto Internacional de Educação da Universidade de Shanghaí, ouvido pelo El País, professores chineses passam a maior parte da aula ensinando, enquanto que a realidade ocidental é bem diferente, quando os docentes perdem tempo para manter a ordem no ambiente.
Ainda, ele destacou que uma aprendizagem mais focada na realização de provas e o maior tempo que os professores gastam para preparar aulas e em sua formação são diferenciais importantes, assim como a consciência sobre a importância da educação.
Apesar das boas notas que esses países obtiveram, o pesquisador revela o lado ruim de tamanha competição por vagas em escolas e faculdades de locais extremamente povoados. “Os estudantes simplesmente aceitam e fazem o que foi pedido, sem tempo para refletir sobre aquilo. Eles aprendem de forma passiva e são forçados a estudar não por interesse pessoal, mas para tirar uma boa nota ou entrar em uma boa escola”.
Leia a matéria original em El País