Canais no YouTube explicam ciência de forma acessível
por Redação 31 de maio de 2016
Fazer vídeos didáticos no YouTube têm sido o caminho que muitos cientistas escolheram para falar sobre ciência de forma acessível na internet. São inúmeros canais que tratam de robótica, reino animal. Cultura pop, entre outros.
É o caso do Nerdologia. No ar há três anos, o canal conquistou 1,4 milhão de assinantes, que se interessam por lançamentos do cinema, de quadrinhos e pelos conceitos por trás dessas mídias. Já o canal Peixe Babel conta com menos inscritos. Os 27 mil fãs acompanham posts sobre o universo digital de forma geral, como conteúdos sobre sistemas de informação, inteligência artificial, tecnologias de franquias como Star Wars e até a polêmica envolvendo a franquia no uso da internet.
Além desses, existem também canais que tratam de paleontologia no Brasil e curiosidades do mundo animal. Para diferenciar conteúdos com respaldo acadêmico das produções sem fundamentação, os cientistas brasileiros lançaram a “Science Vlogs”. A plataforma tem o objetivo de qualificar o conteúdo de pesquisadores e profissionais, funcionando como um selo de qualidade.
Leia a matéria original em Folha de S. Paulo