Canal MídiaMundo explica notícia e comportamento online no YouTube - PORVIR
Daren Woodward/Fotolia.com

Inovações em Educação

Canal MídiaMundo explica notícia e comportamento online no YouTube

Iniciativa explica o mundo da comunicação apoiada em tecnologia para quem busca argumentos antes de seguir um influenciador ou espalhar uma notícia

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 29 de junho de 2020

Entre conteúdos verdadeiros ou falsos, existe uma engrenagem que demanda a atenção de todos, independente se estamos falando de temas para estudantes ou questões relacionadas ao exercício pleno da cidadania. Para organizar esse ambiente e apoiar o público a ler melhor o mundo por meio das ferramentas de comunicação e tecnologia, os jornalistas Maria Cristina Poli e Alexandre Sayad lançaram no YouTube o canal MídiaMundo.

Entenda como a comunicação e a educação midiática se relacionam às Competências Gerais da BNCC

“Eu e Maria Cristina Poli criamos o MídiaMundo para fazer um Vitrine (programa sobre bastidores da TV transmitido pela TV Cultura nos anos 1990) mais atual. O objetivo é pegar a camada de iniciantes no mundo digital”, diz Sayad. “Para quem já conhece, é uma chance de aprofundar os conhecimentos e torná-los um padrão ético”.

Para Maria Cristina, o MídiaMundo se destaca por tentar entender o que está acontecendo no mundo da comunicação em um momento em que as plataformas digitais estimulam a busca por curtidas e compartilhamentos. “Nunca o mundo se comunicou tanto e quando se considera que não há limitação geográfica e todo mundo está exposto, é um mundo que se abre. No entanto, é preciso se localizar para não cair em informações erradas e não ficar constrangido por acreditar em quem não deveria”, disse a jornalista durante a transmissão sobre o programa no canal Educamídia.

A primeira temporada do MídiaMundo terá 24 episódios, abrindo espaço para temas como mentiras, poder de influenciadores, febre por seguidores e deep fakes, aqueles vídeos que hoje divertem ao colocar o rosto de uma pessoa em outra, mas que podem representar um verdadeiro risco ao debate público à medida que a tecnologia evolui. Além disso, o programa também olha para o momento atual da pandemia para explicar como a internet impactou o acesso a bens culturais durante o período de isolamento social.

“Existem termos que ficam mais na moda como fake news, desinformação. Mas no fundo, o que queremos explicar é o que é uma notícia e de que maneira a pessoa pode se proteger antes de embarcar em determinado assunto ou não”, disse Maria Cristina.

O MídiaMundo lança novos episódios todas as segundas-feiras, às 10 horas. Confira abaixo vídeo sobre influenciadores:


TAGS

educação midiática, redes sociais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x