Crianças têm facilidade de aprender mais de uma língua
por Redação 9 de outubro de 2013
Segundo pesquisa realizada por cientistas do Kings College em Londres, Inglaterra, e da Brown University em Rhode Island, EUA, crianças com idade entre 2 e 4 anos possuem uma janela crítica de formação no cérebro para o aperfeiçoamento da linguagem, o que propícia um maior impacto de influências exteriores no desenvolvimento de novas palavras nesse período.
O que os cientistas descobriram com os testes é que o cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida porque a distribuição da mielina é fixada a partir dos quatro anos de idade. Por isso, eles preveem que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância. Isso explicaria por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas.
“Este trabalho é importante, pois é o primeiro a investigar a relação entre a estrutura do cérebro e a linguagem na primeira infância, e a demonstrar como essa relação muda com a idade”, disse Sean Deoni da Brown University, copesquisadora do estudo.