Competição de tecnologia premia professores e estudantes. Saiba como se inscrever - PORVIR
Comunicação Salvador

Inovações em Educação

Competição de tecnologia premia professores e estudantes. Saiba como se inscrever

As inscrições se encerram no dia 4 de agosto de 2023 e podem ser feitas gratuitamente por professores ou coordenadores escolares

Parceria com Maratona Tech

por Redação ilustração relógio 10 de julho de 2023

ilustração atualização Este conteúdo foi atualizado em 21 de julho de 2023.

Existem muitas formas de engajar os estudantes quando o assunto é tecnologia. Uma delas é incentivá-los a participar de atividades lúdicas e que possuam caráter gamificado. A Maratona Tech cumpre essa proposta: trata-se de uma atividade em que professoras e professores, tanto da rede pública, quanto privada – juntamente com seus estudantes – participam de desafios que estimulam habilidades em tecnologia, independentemente de conhecimento prévio.

“Essa é uma competição que vai além do conteúdo, e atinge também o socioemocional dos estudantes”, afirma Jefferson Vianna, gestor da Maratona Tech, idealizadora da iniciativa ao lado da Associação Cactus. As inscrições, gratuitas para a atual edição da Maratona Tech, devem ser feitas pelos representantes das escolas (professores, coordenadores ou diretores) até o final do mês de julho. Podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Após a inscrição, acontecem três etapas. Na primeira, em agosto, os educadores recebem formação e atividades para aplicar em sala de aula. Os melhores trabalhos são escolhidos para a próxima fase, em setembro. Nela, são oferecidos ciclos de aprendizagem sobre pensamento computacional, videoaulas via WhatsApp e a turma deve desenvolver estruturas computacionais simples, enquanto compete em quizzes.

Em novembro, 300 estudantes serão ganhadores em três categorias (nível 1, do 6º e 7º anos; nível 2, do 8º e 9º anos e nível 3, do ensino médio). Entre os prêmios, estão medalhas, notebooks e cursos de tecnologia. Professores e escolas vencedoras também serão contemplados em uma cerimônia com transmissão via YouTube.

A ideia de premiar os jovens com medalhas, computadores e bolsas de estudo serve como elemento de engajamento para quem participa, mas não é só isso. Os desafios contemplam aspectos técnicos, trabalham com tomada de decisões e incentivam habilidades como empatia e liderança, previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Com a Maratona Tech, a proposta é fazer com que os estudantes reflitam sobre a tecnologia no presente, no passado e no futuro, muito alinhada aos projetos de vida”, comenta Jefferson. 

O que dizem os ganhadores

Figurando entre os dez mais bem colocados da primeira edição da Maratona Tech, em 2022, o professor Rubio Bessa, que dá aulas de geografia para o ensino médio no Colégio Dom Pedro I, em Aparecida de Goiânia (GO), conta que ver seus estudantes sendo medalhistas é algo muito gratificante, ainda mais levando em consideração os esforços necessários para participarem da iniciativa. 

Rubio, também formado em sociologia e informática, explica que um dos grandes desafios da docência é conseguir conciliar temáticas atuais com os conteúdos que precisam ser passados ao longo do ano. “É difícil porque se você chamar o aluno no contraturno, ele nem sempre vem”, conta. 

Contudo, a missão de incluir tecnologia de forma mais sistemática em suas aulas foi facilitada depois que os alunos ingressaram na competição. Rúbio relata que, de início, teve certo trabalho para engajá-los, mas conseguiu contornar o entrave com uma estratégia simples: dar sentido ao que estão vendo. “Se eles percebem que algo não faz sentido, não aderem.”

Dos participantes da sua turma, oito foram medalhistas e alguns até ingressaram na área da tecnologia depois de concluírem a educação básica. “É uma experiência de transformar e construir essa jornada junto com o aluno, e perceber o papel social do professor”, afirma Rubio.

Direto de Imperatriz (MA), a professora Luciene Santana Ferreira, que leciona biologia e STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no COC Imperatriz concorda com Rubio. “Participar da Maratona Tech foi uma forma de possibilitar aos meus alunos a aquisição de adquirir novos conhecimentos e a superação de desafios.” O convite feito às turmas não era algo obrigatório, portanto, os alunos que ingressaram foram os que demonstraram real interesse em participar. Ela ainda destaca o protagonismo da turma durante todo o processo.

Para utilizar a programação em blocos na plataforma Scratch, os alunos do 9º ano de Luciene usaram como referência o jogo Flappy Bird para produzir o próprio game na reta final da Maratona Tech. O Flappy Bird original pede que o usuário não deixe o peixe – personagem principal do game – tocar os canos. No caso da versão feita pelos estudantes, os canos foram substituídos por torres medievais. No lugar de um peixe, um herói medieval assumiu o protagonismo. 

Luciene reforça que a participação dos docentes, mesmo para aqueles que ainda não têm conhecimento em programação, é uma oportunidade para aprender e agir como mediador.  “Aprendi muito junto com os meus alunos. Ao longo da jornada é possível se divertir com eles”, conta. 

Passo a passo da Maratona Tech
Inscrição

Fase 1: O professor receberá uma formação e um plano de aula via WhatsApp após finalizado o período de inscrições contendo desafios e rubrica a serem aplicadas com os alunos. Todos são adaptáveis, a depender da etapa de ensino e do conteúdo em questão. Por exemplo: nas aulas de geografia, os estudantes podem refletir sobre o uso dos mapas online, como o Google Maps.

Em quatro aulas – duas para apresentação dos conteúdos e duas para que os estudantes tragam uma devolutiva sobre essas reflexões – a fase estará completa. 

Passam para a próxima etapa cinco estudantes de cada nível por escola. Ou seja, se o colégio decidir trabalhar em todos os níveis, apenas 15 alunos irão para a próxima etapa. 

Fase 2: Com caráter individual, os estudantes estarão diretamente em contato com a equipe organizadora da maratona. Eles devem ter acesso ao WhatsApp, por onde receberão os conteúdos e deverão responder a questões sobre lógica e pensamento computacional. 

Ao mesmo tempo, os professores terão acesso a um plano de aulas com o material entregue aos alunos, além de acesso a um painel de engajamento dos participantes. A atividade vai de agosto a novembro de 2023. 

Fase 3: Premiação. 

Quer saber mais sobre tecnologia?
Clique e acesse

Maratona Tech

ilustração atualização Este conteúdo foi atualizado em 21 de julho de 2023.


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x