Concurso premia inovação na formação docente
Profissionais de educação do Mercosul são convidados a relatar experiências relacionadas a formação inicial e diversidade
por Redação 14 de janeiro de 2015
Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente, promovido pelo Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que visa estimular o intercâmbio de experiências e práticas educacionais que podem melhorar a qualidade da formação docente.
Podem participar professores, diretores, gestores e equipes institucionais do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os temas dessa edição são: o percurso da prática e o âmbito das práticas profissionais na formação inicial e práticas inovadoras da educação em prol da diversidade.
A inscrição deve ser realizada através do site do Pasem e atender aos requisitos obrigatórios: a experiência deve ter sido desenvolvida entre 2010 e 2014, ou estar em desenvolvimento por pelo menos um ano; estar devidamente documentada com materiais e depoimentos; possuir resultados comprovados pelos responsáveis e seus destinatários; e ter o apoio da instituição que desenvolveu ou da destinatária.
Um júri composto por especialistas dos quatro países será o responsável por determinar os vencedores. Dez experiências serão destacadas com o Prêmio Paulo Freire e participarão de um seminário regional. As práticas enviadas vão compor um Banco de Experiências a ser compartilhado para ampliar integração regional.
Esta é a segunda edição do concurso. Na primeira, realizada no final de 2013, duas instituições de ensino superior brasileiras estavam entre as vencedoras, a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Federal do Semi-Árido, e uma ONG, a Ecoa – Ecologia e Ação.
Mais informações podem ser encontradas no site do concurso.