Coursera lança cinco cursos na área de saúde - PORVIR

Inovações em Educação

Coursera lança cinco cursos na área de saúde

Aulas gratuitas on-line, em inglês, começam em junho e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever

por Patrícia Gomes ilustração relógio 31 de maio de 2012

Mais comuns em assuntos ligados à tecnologia e matemática, os cursos on-line e gratuitos chegaram agora à área da saúde. O Coursera, plataforma mantida pelas universidades de Princeton, Michigan, Pennsylvania e Stanford, vai oferecer a partir de junho três opções no ramo – vacinas, fundamentos de farmacologia e reforma do sistema de saúde dos EUA – e outras duas em julho – neurologia comportamental básica e ciências da parada cardíaca, da hipotermia e da ressuscitação.

As inscrições para as aulas, que durarão entre quatro e cinco semanas, estão abertas. Para que o interessado possa entender melhor a proposta dos cursos, cada um tem uma pequena apresentação em texto e em vídeo dos tópicos a serem abordados nas aulas e informações sobre o professor responsável pela disciplina.

No curso de vacina, por exemplo, as aulas vão incluir a história, os riscos, os benefícios e as controvérsias das vacinas. Nos fundamentos de farmacologia, os alunos devem aprender como as drogas afetam o corpo, como os novos medicamentos vêm sendo desenvolvidos e discutirão as possibilidades de personalização da medicina. Já o curso de reforma do sistema de saúde dos EUA vai abordar os problemas vividos pelos norte-americanos, o acesso aos serviços, sua qualidade e seus custos. Nos três casos, as aulas são de responsabilidade de professores da Pennsylvania.

Veja o vídeo, em inglês, feito pelos organizadores do curso sobre Reforma do Sistema de Saúde dos EUA.

 

Para participar de qualquer curso oferecido pelo Coursera, é necessário concordar com os termos de uso, que incluem detalhes da política de privacidade e compartilhamento do material produzido durante o curso. Além disso, o aluno deve se declarar de acordo com um código de honra, segundo o qual ele se compromete a postar apenas no próprio perfil, a só apresentar trabalhos frutos do próprio esforço e não se envolver com atividades que desonestamente melhorem suas notas.

Aceitos os termos, o estudante precisa preencher os campos de nome, e-mail e senha e a inscrição está concluída. A partir de então, com as aulas em andamento, os estudantes têm acesso a fóruns de discussão, devem fazer exercícios, trabalhos individuais e em grupo. Ao final, o aluno recebe um certificado de participação. Já há alguns cursos concluídos ou em andamento, como análise combinatória 1 e 2 e interação entre homens e máquinas. Este último, ministrado por Stanford, começou na segunda-feira e ainda recebe inscrições.

Já para o dia 11 de junho, outros três cursos têm início agendado: o de introdução à sociologia, dado pela Pennsylvania, o de criptografia e o de algorítmos, design e análise, ambos de responsabilidade de Stanford. Ainda neste ano, estão programados os cursos escutar música, mitologia grega e romana, vida em rede, história do mundo a partir de 1300, democracia da segurança digital e uma dezena de outros.


TAGS

coursera, educação online

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x