Curso gratuito leva formação audiovisual a professores da rede pública - PORVIR
Crédito: rawpixel.com/Freepik

Inovações em Educação

Curso gratuito leva formação audiovisual a professores da rede pública

Minuto Escola já formou mais de 4 mil professores e recebe inscrições até o dia 15 de setembro

por Redação ilustração relógio 31 de agosto de 2023

Os celulares e aplicativos fornecem bases para edição de vídeos. Mas como pensar na montagem, fundamental para a qualidade do material? Este é o foco do curso gratuito e on-line do Minuto Escola. São 8 mil vagas para professores da rede pública dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro. 

Com 15 horas de duração, a formação é voltada para educadores que queiram ensinar por meio de vídeos-minuto. Independentemente do conhecimento técnico, as aulas abordam técnicas de edição e montagem final. O curso é certificado pelo Minuto Escola e por secretarias estaduais e municipais de educação das localidades participantes.

De acordo com Marcelo Masagão, coordenador do Minuto Escola, o celular, como todo recurso tecnológico, tem lados positivos e negativos dentro do contexto pedagógico, mas pode ser um potente instrumento da educação quando aliado ao audiovisual, proporcionando uma linguagem a qual estudantes já estão familiarizados. 

Relacionadas

Da educação infantil à EJA: 13 filmes brasileiros para apoiar suas aulas

ACESSAR

Documentário explora valores democráticos de escola em SP

ACESSAR

Dicas de planos de aula para incentivar autoria a partir da produção de mídia

ACESSAR

“O audiovisual reorganiza o mapa afetivo dentro da sala de aula: inverte a relação de poder do saber entre professores e alunos, já que dos botõezinhos os alunos geralmente entendem mais”, explica Marcelo. Ele também destaca a coletividade proporcionada pela produção audiovisual: “O tímido pode fazer o storyboard (esboço sequencial), o metódico faz a câmera, a expansiva a atriz e o hiper agitado vira o diretor. Além disso, qualifica as relações online, pois, muito além dos ‘likes’, a produção dos vídeos-minuto envolve corpos em movimento, suor e dinâmicas coletivas complexas”, explica. 

O educador do audiovisual deve ter em mente a mesma preocupação de todo professor da atualidade seja de que área for: menor conhecimento enciclopédico e mais conexão entre fatos, dados e ideias, pontua Marcelo. “Esse é o princípio básico da montagem: juntar coisas diversas e por vezes estranhas, mas que podem produzir novos e surpreendentes sentidos.”

O Minuto Escola é um desdobramento do Festival do Minuto, criado em 1991, com um acervo de mais de 35 mil vídeos, e conta com uma série de concursos em andamento. Mais informações no site.


TAGS

audiovisual, formação de professores, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x