Curso online aplica metodologia da Escola da Ponte no ensino médio
Quinta edição do curso “Fazer a Ponte no Brasil” apresenta desafios para implementação de métodos inovadores inspirados na experiência de Portugal
por Redação 9 de fevereiro de 2018
Depois de formar cerca de 1.800 educadores, a quinta edição do curso online “Fazer a Ponte no Brasil” também irá abordar, pela primeira vez, os desafios para a adoção de métodos educacionais inovadores no ensino médio. Baseado nos conceitos aplicados na Escola da Ponte, em Portugal, que ficou conhecida mundialmente por oferecer uma metodologia alternativa de aprendizagem, o curso irá contar com a participação do professor José Pacheco e de educadores do Projeto Âncora.
Com carga total de 30 horas, o curso é coordenado pelo professor Wilson Azevedo, diretor da empresa de educação online Aquifolium Educacional. No período entre dos dias 5 e 23 de março, os participantes poderão trocar experiências e terão a autonomia de seguir as atividades conforme os seus horários.
A proposta da formação é apoiar educadores interessados em promover mudanças com base nas metodologias aplicadas. As atividades serão distribuídas em quatro etapas e terão como público-alvo educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada, estudantes de licenciaturas, profissionais da educação, familiares e demais interessados em questões educacionais.
Antes de começar o curso, os participantes receberão orientações específicas sobre o funcionamento e dinâmica do ambiente online. Na primeira semana, eles desenvolverão uma dinâmica de ambientação que irá promover o nivelamento de informações entre todos sobre o funcionamento da Escola da Ponte e a sua disseminação no Brasil. Na segunda semana, será a vez de interagir com o professor José Pacheco e a equipe de educadores do Projeto Âncora, em uma espécie de entrevista coletiva. Por fim, na terceira semana, a turma irá interagir em torno das ideias apresentadas e pensar em estratégias de aplicação nas suas escolas.
Para acompanhar as atividades, o único requisito é que os interessados tenham uma conexão estável com a internet e estejam familiarizados com o envio de mensagens online. O curso requer um investimento de R$640 à vista ou em até 12 vezes. No entanto, escolas e secretarias de educação também podem inscrever grupos de educadores com um valor promocional de 50%. Esse desconto também vale para os primeiros inscritos.
Mais informações estão disponíveis na página do curso.