Desenvolvimento de professores pode ser apoiado com formações online - PORVIR
Crédito: Vanessa Garcia / Pexels

Inovações em Educação

Desenvolvimento de professores pode ser apoiado com formações online

Flexibilidade e a possibilidade de aprender no próprio ritmo são algumas das vantagens de capacitações online

Parceria com Khan Academy

por Ruam Oliveira ilustração relógio 14 de março de 2022

As plataformas digitais de ensino e aprendizagem se popularizaram nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19. Muitos educadores e educadoras, que antes não haviam tido contato com nenhuma dessas ferramentas, hoje possivelmente já participaram de alguma atividade usando um computador ou internet.

Não foi uma necessidade apenas de momento. Usar tecnologia como ferramenta para formações continuadas já era uma realidade que vinha caminhando há algum tempo. E entre as vantagens destacadas está o fato de ampliar as possibilidades de aprender e acessar diferentes recursos.

Vantagens

A possibilidade de economizar tempo de deslocamentos entra na lista de praticidades e benefícios  que não necessariamente fazem parte do conteúdo aprendido. A professora Maria Alessandra Dubowski, que dá aulas de tecnologias educacionais na Escola Municipal Professora Coraly de Souza Freire, em Salto Grande (SP), encantou-se com a possibilidade de estudar online e conseguir obter certificados, tudo sem sair de casa.

Ela fez diversos cursos online até que virou formadora. “Na pandemia, eu trabalhei com formação de professores para ensiná-los como utilizar a tecnologia educacional a distância. Foram trabalhos árduos devido a baixa infraestrutura e falta de formação de professores naquele momento”, disse.

Ela ressalta que gosta muito de socializar, de ter momentos presenciais, porém, com  uma vida corrida, ter a possibilidade de estudar online funciona muito bem. “Como sou mãe e trabalho em várias escolas, além de cuidar da casa e de alguns projetos paralelos, a praticidade de dar continuidade nos estudos na hora e local que for mais conveniente é grande. Sem contar que encontramos cursos e formações gratuitas, com horas de certificado, além das universidades ofertarem seus cursos de graduação e pós.”

Flexibilidade

É sabido que a vida de um docente é muito corrida. São aulas para preparar, material para corrigir, trocas de escolas. Com a possibilidade de trabalhar de maneira síncrona e assíncrona, muitos destes contratempos podem ser contornados. As formações online acabam sendo uma oportunidade também de organização pessoal.

Igual acontece com a Maria, que além de professora e empreendedora também é mãe, o tempo de muitas pessoas pode ser muito reduzido.

Carina Rodrigues, gerente de parcerias na Khan Academy, aponta que o amplo acesso a recursos diversos, por vezes com custos mais baixos do que em ambientes presenciais e, também, o respeito à disponibilidade e ao ritmo de aprendizagem de cada um são fatores que podem ser entendidos como vantagens de uma formação não presencial. “Plataformas online também podem usar a gamificação para tornar o processo de aprendizagem interativo e divertido, o que humaniza essa interação com a tecnologia e torna o momento da formação online atrativo também”, diz.

Investir em uma formação contínua é um passo importante para a garantia do desenvolvimento dos educadores. Além disso, é uma possibilidade de expandir e diversificar o perfil de pessoas às quais se tem acesso. Por sua característica online, pessoas de diversos estados e regiões podem estar envolvidas nesse tipo de formação.

Organização

É importante que os educadores e educadoras, quando se propõem a fazer estas formações, entendam a relevância de ter uma preparação em relação ao tempo disponível para cada uma delas. Carina pontua que é necessário observar quantas horas semanais haverá para focar nos estudos e, destas, levar em consideração ao que é síncrono, como é o caso de formações ao vivo e webinários.

Kadir Cavdarli, diretor de inovação e tecnologia no Colégio Belo Futuro Internacional, de São Paulo (SP), afirma que a instituição onde trabalha está preparando formações de aproximadamente 30 minutos. Um primeiro motivo é por entender que o excesso de telas pode ser desgastante na vida dos docentes. Com essa definição de tempo, Kadir destaca que “todos já sabem o tempo que ela ocupa” e com isso ninguém fica cansado.

O educador também pontua que esse modelo pode servir tanto para situações presenciais, quanto para momentos online.

No caso das formações online, Kadir afirma que há também uma certa segurança do educador em ter o formador próximo, como se ele estivesse sempre “na primeira fileira”.

Como formador, ele ressalta  que é importante estar atento ao fator “mão na massa”, que nem sempre pode estar presente na modalidade online.

Entre outras possíveis dificuldades, os especialistas também apontam sobre àquelas relacionadas à infraestrutura ou impossibilidades de acesso a dispositivos. Não ter uma boa conectividade, por exemplo, pode ser um ponto negativo.

Ainda assim, tanto Kadir quanto Carina destacam as vantagens de fazer uma formação online. Carina é responsável pelas atualizações de formações iniciais e novas formações da plataforma Khan Academy Experts, preparada para educadores brasileiros.

O Programa se destina a educadores e educadoras das áreas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa e Laboratório de Informática. Além disso, conta com uma comunidade de práticas que incentiva professores a participar de desenvolvimentos profissionais.

“Pensando nas habilidades e competências que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nos traz para o ensino infantil e ensino fundamental, no Projeto de Vida do ensino médio e nas atividades dos professores do ensino superior, aprender online é uma das inúmeras formas de se especializar, e ao meu ver, uma forma de apoiar as instituições de ensino a se conectarem com o futuro que é presente”, conclui a professora  Maria Alessandra.

Quer conhecer a Khan Academy Experts?
Clique e acesse

Khan Academy

TAGS

aplicativos, carreira, ensino fundamental, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest
0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x
()
x
X