Diário de Inovações completa 1 ano e coleciona histórias transformadoras
Seção do Porvir já soma 47 relatos de professores de redes públicas e particulares que mudaram a maneira de ensinar
por Vinícius de Oliveira 14 de outubro de 2015
Lançada exatamente há um ano, a seção Diário de Inovações comemora seu primeiro aniversário colecionando 47 histórias de professores que fogem do lugar comum e, graças a um trabalho inovador, conseguem mobilizar alunos, escolas e a comunidade onde vivem. Ao contar em detalhes como tiraram do papel projetos em diferentes realidades (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior), eles têm a chance de inspirar diversos outros colegas de profissão.
É comum ver as publicações superarem a casa de 1 mil compartilhamentos em redes sociais e as áreas de comentários se tornarem um ambiente colaborativo onde experiências são trocadas como em um café no corredor da escola. Como o Porvir é um site com conteúdo livre, que pode ser reproduzido por qualquer pessoa, uma estratégia bem-sucedida para uma aula de matemática, por exemplo, pode continuar sendo disseminada em outros sites, grupos de redes sociais e fóruns.
Seja com a ajuda da tecnologia ou com muita criatividade, os projetos que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem fazem um enorme sucesso. Para conseguir isso, no entanto, não há uma receita pronta e as soluções podem envolver materiais reciclados, educomunicação, jogos online e off-line, tablets, smartphones e até levar um carro para o pátio durante uma aula de física. Uma coisa parece certa: é preciso arregaçar as mangas e, em muitos casos, aprender a lidar com greves, a desconfiança de colegas e a falta de infraestrutura para conseguir despertar o interesse dos alunos. Os benefícios vão além da sala de aula, com alunos melhorando o relacionamento entre si, com o entorno onde vivem e até no mundo virtual.
Buscando ser cada vez mais plural, a seção Diário de Inovações já está em 15 estados e no Distrito Federal, colecionando tanto relatos vindos de educadores do ensino público quanto do privado. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o Distrito Federal lideram a lista de participações. Clique sobre o nome dos professores no mapa abaixo e veja o link para seus respectivos relatos. Para participar da seção Diário de Inovações, basta preencher um formulário contando como você inovou em sala de aula.