Distrito Federal quer ouvir crianças sobre educação
por Redação 31 de agosto de 2015
A terceira edição do projeto Plenarinha busca a opinião de crianças de até cinco anos sobre o que querem aprender, além de poderem sugerir atividades a serem desenvolvidas. A edição de 2015 será a primeira a contar com a participação de todas as escolas que oferecem educação infantil, seja pública ou conveniada.
Os pequenos ajudarão na elaboração dos projetos político-pedagógicos (PPP). Segundo a coordenadora de Educação Infantil da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Michelle Abreu Furtado, os professores devem levar em consideração a particularidade de cada da criança além de trabalhar para uma aproximação das famílias.
Os professore usam diversos mecanismos para abordar as crianças: com perguntas diretas, dando máquinas fotográficas para as crianças registrarem o que mais gostam ou não gostam, fazendo com que os pequenos se entrevistem, gravem áudios ou façam pinturas sobre a percepção da escola. O projeto vai até o dia 25 de novembro, quando as escolas apresentarão a sistematização das Plenarinhas.
Leia a matéria original em Exame