Edital do MEC seleciona experiências de educação em tempo integral
Secretarias de educação municipais e estaduais têm até 1 de junho para inscrever práticas de gestão e pedagógicas
por Redação
14 de maio de 2025
Novo prazo para envio
Estão abertas, até 1 de junho, as inscrições para o Edital de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, iniciativa do MEC (Ministério da Educação) em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), por meio do grupo de pesquisa TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania.
A educação integral considera o estudante em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. O edital tem como objetivo identificar, mapear e dar visibilidade a práticas de gestão e projetos pedagógicos que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes, superem a fragmentação do conhecimento e fortaleçam vínculos entre escolas, territórios e comunidades.
A chamada é voltada a secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal, que podem inscrever suas experiências em diferentes etapas e modalidades da educação básica.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
A ação integra o Programa Escola em Tempo Integral, política pública federal que, desde 2023, ampliou em mais de um milhão o número de matrículas em jornada ampliada nas redes públicas de ensino.
| O que é o Programa Escola em Tempo Integral? |
|---|
| O Programa Escola em Tempo Integral promove a criação de matrículas em tempo integral (com jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A iniciativa visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, com base na proposta de uma educação integral, além de priorizar instituições que atendem alunos em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Para viabilizar a implementação, o governo federal oferece apoio técnico e financeiro às redes de ensino, desde que as propostas pedagógicas estejam alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). |
Seleção dos projetos
As experiências selecionadas passarão por avaliação de uma comissão composta por especialistas da área da educação e pesquisadores, e poderão integrar estratégias de valorização e compartilhamento de boas práticas, como:
- produção audiovisual destacando as experiências mapeadas;
- criação de um mapa de experiências inspiradoras;
- participação na Mostra Nacional de Educação Integral, prevista para ocorrer em outubro, na UFMG.
Novo prazo para envio





