Professoras mandam 'pacotinho de amor' para famílias e alunos da educação infantil - PORVIR
Crédito: Arquivo Pessoal

Diário de Inovações

Professoras mandam ‘pacotinho de amor’ para famílias e alunos da educação infantil

Para manter a proximidade mesmo durante a quarentena, educadoras de escola em São Paulo (SP) mandam presente com carta, fotos e um diário para famílias e crianças contarem suas experiências

por Paula de Camargo Penteado ilustração relógio 8 de junho de 2020

Diante da necessidade de continuar o atendimento aos bebês e crianças da unidade escolar em meio ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus (acesse a cobertura especial) e a realidade vivida pelas famílias atendidas pelo CEI (Centro de Educação Infantil) Vila Inglesa neste ano, resolvemos nos fazer presentes nas casas das crianças de uma forma diferente: o pacotinho de amor.


Clube Porvir: Saiba como avaliar conhecimentos em tempos de pandemia
Clique aqui e assine


A ideia surgiu durante uma reunião pedagógica online, em que professoras relatavam as dificuldades em lidar com a nova rotina. Uma das educadoras comentou que algo que a deixa feliz é receber livros e encomendas pelo correio. E contou que fica bastante ansiosa quando está para receber esses artigos e, geralmente, quando eles chegam, é uma festa em sua casa, pois fica encantada com todo o carinho com que as pessoas realizam os embrulhos.

Leia mais:
Pesquisa: Professores pedem apoio técnico e psicológico durante a quarentena
Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos
Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum
Na educação infantil, comunicação com família é chave para manter criança aprendendo na quarentena

Pensando em levar um pouco desse sentimento de alegria e nos mostrar mais próximos das famílias, resolvemos que faríamos um teste, enviando encomendas inicialmente para uma das turmas da unidade. Escolhemos a turma da professora que sugeriu a ideia para dar início ao processo. As professoras se organizaram com toda a segurança para buscar material na escola e confeccionaram diários, para que as crianças e famílias pudessem registrar seus momentos nele. Enviaram, também, pedaços de tecido, pois as crianças do grupo gostam muito de brincar com esse material e criar narrativas impressionantes.

O pacote para cada família incluía ainda uma carta para cada criança, com educadores parabenizando aquelas que fizeram aniversário, dizendo que estão com saudades e que todos vamos nos encontrar logo. E tinha mais: também junto uma fotografia da criança brincando na unidade, para que elas pudessem se lembrar desses momentos agradáveis vividos no CEI. Todo esse processo de elaboração dos presentes foi filmado e fotografado.

As entregas foram realizadas por motoboy e respeitaram todas as medidas de segurança. Pretendemos estender essa proposta às demais turmas, mas por conta da necessidade de organização financeira isso será feito aos poucos. Cada uma receberá coisas que lhe são significativas, pois os alunos têm sua própria característica e isso é algo que prezamos muito.

Nem todas as famílias que receberam o pacote nos enviaram devolutivas. O acesso à internet e aos meios digitais é limitado, pois muitas vezes elas contam apenas com um único aparelho celular, que é compartilhado por todos os integrantes da residência. Tínhamos a esperança de mostrar, com esse gesto, que as famílias têm na escola uma parceria, evidenciando que fazemos parte da rede de apoio de cada uma.

No desejo de que possamos sair fortalecidos desse momento delicado pelo qual passa a sociedade, temos a crença de que compartilhando e discutindo não perderemos os princípios e as bases de uma educação infantil cada vez mais humana e acolhedora.

* Projeto em parceria com a diretora Cristiane Nara Prado e as professoras Patrícia Araújo e Daniella Campilongo


Paula de Camargo Penteado

Especialista em  educação infantil pela Universidade Anhanguera (2019), pós-graduanda em Metodologias Ativas pelo IBFE (2020), graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), atua como coordenadora pedagógica de um CEI conveniado da prefeitura de São Paulo e tem diversas experiências na área de educação.

TAGS

coronavírus, educação infantil, socioemocionais

16
Deixe um comentário

avatar
500
13 Comentários ao conteúdo
3 Respostas a comentários
2 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
16 Autores
TatianeRaquelGILDNEYMaríliaCida Brites Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Rosângela
Visitante
Rosângela

Parabénsa ao idealizadores da idéia! Que as demais escolas sigam o exemplo! Mais amor , é isso que nossas crianças e familias precisam! Proximidade , afeto , solidariedade!

Mara
Visitante
Mara

Amei que iniciativa de Carinho, Organização, Alegria nesse momento delicado nós adultos e p as Crianças estamos passando. Top, Parabéns mesmo p Professora que teve a ideia.

Jaqueline
Visitante
Jaqueline

Parabéns a todos desta escola da infância, mas preciso destacar, que mãe incrível, sensível e gentil, com os filhos e na delicadeza que recebeu a proposta, o pai(acredito) que não vemos, mais que está ali em uma função tão valorosa, registrar o momento e tornar ele eterno, sabemos que cada família é do seu jeito, mais seria muito bom se toda a criança tivesse pais tão presentes e sensíveis a tudo que permeia a vida… Ler mais »

Adriana Ap. Francelino de Souza
Visitante
Adriana Ap. Francelino de Souza

Amei a iniciativa, é um momento que toda demonstração de carinho e atenção são necessários… Parabéns!

ANALICe dias de morais souza
Visitante
ANALICe dias de morais souza

Amei ,sou professora também na cidade de Osasco. Em momento não vivido por essa geração , demonstração de carinho é fundamental para passarmos por essa pandemia.

Ana
Visitante
Ana

MARAVILHOSO!
PARABÉNS!!!
👏👏😘

Valéria
Visitante
Valéria

Que experiência fantástica…educadoras sensíveis ao momento, família acolhedora. Parabéns pela proposta, pela experiência.

CleusaSilva
Visitante
CleusaSilva

Parabéns, bom trabalho!

Luciana
Visitante
Luciana

Podiam disponibilizar o material!!

Paula de Camargo Penteado
Visitante
Paula de Camargo Penteado

Oi, bom dia, tudo bem? Que material você gostaria de ver? Pergunto, pois a ideia é justamente surpreender as crianças e famílias com coisas que sejam significativas para elas. Por isso recomendo que você pense na sua turma, no que eles mais gostam de brincar e de fazer. Nós enviamos um pedaço de tnt e um diário em branco para que eles pudessem desenhar, além da carta e da foto. Mas outras turmas receberam outras… Ler mais »

Tatiane
Visitante
Tatiane

Gostaria de saber qual foi a ideia das outras turmas? Ameiii o projeto,posso copiar a ideia e modificar adequando a minha turma de segundo ano?

claudete bsaibes saba
Visitante
claudete bsaibes saba

Parabéns as professoras e a Gestão pela iniciativa!! A Família só gratidão por reconhecer o trabalho, a simplicidade; o amor….foi emocionante!! Sou professora também, porém no momento desempregada.

Cida Brites
Visitante
Cida Brites

Amei essa iniciativa e vou compartilhar com muito amor. Parabéns 👏👏👏👏👏👏❤️🌻🌻

Marília
Visitante
Marília

Maravilhosa idéia, gostaria muito de colocar em prática na minha escola. Vou sugerir em reunião online.
Que Deus abençoe vcs e suas crianças.

GILDNEY
Visitante
GILDNEY

Parabéns aos idealizadores desse projeto.

Avalio a possibilidade de enviar atividades fofas nesse momento.

Gosto do site https://pedagogaIngrid.com

Raquel
Visitante
Raquel

Uma iniciativa muito emocionante tanto pra quem faz quanto pra quem recebe parabems que continuem cuidando de nossas crianças e famílias.