Educação Mão na Massa - PORVIR

Glossário

Educação Mão na Massa

Experiência prazerosa e lúdica do aprendizado que passa pelas mãos

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 10 de janeiro de 2018

Também chamada de educação maker ou hands-on, a educação mão na massa resgata a experiência prazerosa e lúdica do aprendizado que passa pelas mãos. Apesar de ser deixada de lado ao longo da trajetória escolar, quando as brincadeiras com blocos ou massinha de modelar perdem espaço para a transmissão de conteúdo, em escolas do mundo inteiro ganha força um movimento que valoriza a prática e a experimentação.

Do trabalho de desenvolvimento de uma prótese em um laboratório maker até a construção de um foguete de garrafa pet, as atividades da educação mão na massa podem ser de baixo custo ou podem envolver tecnologia de ponta. O que vale é estar aberto para experimentar, criar, errar e compartilhar.

Entre outros consensos, a educação mão na massa envolve trabalho coletivo, criatividade e empatia, além de obedecer princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado.

Especialistas ainda dividem opiniões quanto à obrigatoriedade ou não dos alunos desenvolverem um produto concreto e relacionado com o mundo real, mas todos concordam que para garantir a aprendizagem é preciso olhar para o processo como um todo.

Saiba mais no especial Educação Mão na Massa.


TAGS

educação mão na massa

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação