Em 2021, Dia do Scratch vira Semana do Scratch: veja como participar - PORVIR
Crédito: Divulgação

Inovações em Educação

Em 2021, Dia do Scratch vira Semana do Scratch: veja como participar

Conheça materiais de apoio para apresentar a programação e criar animações, jogos e histórias interativas com seus alunos

por Redação ilustração relógio 14 de maio de 2021

Neste ano, o Scratch Day será comemorado globalmente com a Semana do Scratch (acesse página de recursos): uma semana para imaginar, criar e compartilhar em comunidade e a distância. A Semana do Scratch 2021 será celebrada de 17 a 23 de maio e a RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa) fará curadoria de recursos e referências para apoiar organizadores na organização e divulgação de eventos remotos.

A comunidade Scratch do mundo todo celebra anualmente o Scratch Day (Dia de Scratch) no mês de maio. Em razão das medidas de distanciamento social na pandemia, desde o ano passado eventos online estão sendo promovidos para garantir a celebração em segurança. Entusiastas do Scratch pelo mundo inteiro organizam atividades para reunir crianças, estudantes, famílias e professores em torno da computação criativa. O Brasil é o país que mais organiza Scratch Days, em 2017 foram realizados 575 eventos por aqui, a maior parte em escolas públicas.

A RBAC representa a Fundação Scratch no Brasil e por meio da iniciativa Scratch Brasil organiza iniciativas para criar, localizar, remixar e compartilhar materiais e oportunidades alinhadas às necessidades da comunidade brasileira de computação criativa com o Scratch.

Para a Semana do Scratch, foram disponibilizadas na Página da Semana do Scratch atividades, materiais para a organização e divulgação dos eventos online e um espaço de discussão e troca de ideias entre organizadores de todo o país. Um diferencial do material são as atividades desenhadas para a inclusão de estudantes que não têm acesso a computadores, e que podem participar de um momento colaborativo somente via celular, por exemplo.

Scratch aqui no Porvir
O uso do Scratch na educação é tema de publicações no Porvir há muito tempo. Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos. Você pode acessar o Scratch de forma online – tendo acesso a uma comunidade online com milhões de participantes do mundo todo – ou de forma offline, fazendo seu download para o computador, tablet ou celular.

Entre os conteúdos mais ricos, está um guia feito pela RBAC que explica como adotar projetos simples, usar tecnologia barata ou mesmo desplugada, compartilhar o trabalho com colegas e aproveitar conteúdos que já estejam disponíveis online.

Você pode acessar o Scratch de forma online – tendo acesso a uma comunidade online com milhões de participantes do mundo todo – ou de forma offline, fazendo seu download para o computador, tablet ou celular.

O Scratch é um projeto do Grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab, desenvolvido pela Scratch Foundation.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem criativa, programação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x