Em maio, evento em SP vai discutir Educação 3.0 - PORVIR

Inovações em Educação

Em maio, evento em SP vai discutir Educação 3.0

A 20a Educar Educador vai reunir mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre o futuro das escolas

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 15 de fevereiro de 2013

“A tecnologia na educação é um caminho sem volta”. É assim que Marcos Melo, organizador do evento, resume o espírito da a 20ª Educar Educador, que vai acontecer entre os dias 22 e 25 de maio, em São Paulo. Tendo como tema central “Educação 3.0. A Escola do Futuro chegou?”, seis eventos pedagógicos serão divididos para a realização de palestras, talk shows e mesas de debates, além de uma feira internacional para expor centenas de empresas educacionais. “A  nossa maior preocupação é conscientizar todos os profissionais da educação, da rede pública e privada, para que eles possam instruir os alunos da melhor maneira possível, caso contrário, os alunos vão acabar ensinando os professores”, afirma Melo.

“Se você der nas mãos de um aluno um tablet para ele clicar e ver uma apostila, vai continuar sendo uma apostila. Então, vai continuar sendo uma forma retrógrada de ensinar. O professor precisa conhecer a tecnologia para incentivar o aluno a criar, inventar”, afirma Marcos Meier, psicólogo e matemático que dará uma palestra cujo nome é: Quanto Menos Fizermos Pela Educação Brasileira, Mais Distante Estaremos do Futuro. Para ele, a tecnologia será uma grande aliada dos professores na hora de adiantar o conteúdo para dar ao aluno exemplos práticos de como aplicar seu conhecimento. “Ao invés de o professor gastar quatro anos ensinando continhas, ele ensina em algumas aulas o uso da calculadora e começa a fazer contas mais práticas como as compras de geladeira e cálculos de juros simples.”

A 20a Educar Educador vai reunir mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre o futuro das escolaschanpipat / Fotolia.com

Além dele, mais de 150 palestrantes estarão reunidos para discutir outros assuntos relacionados à educação brasileira e mundial, como educação financeira nas escolas, as novas exigências que os docentes encontrarão pela frente, o uso de jogos para ensinar e a internet como instrumento de aprendizagem. E não pense que os temas serão só em torno da sala de aula e do uso de tablets. O filósofo Leonardo Boff dará uma palestra chamada Sustentabilidade na Reinvenção da Educação na Visão de Um Apaixonado Pelo Criador e Pela Criatura, o publicitário Washington Olivetto vai falar do poder transformador de uma grande ideia e da influência que Monteiro Lobato teve em sua vida. O político e engenheiro Cristovam Buarque vai questionar a infraestrutura intelectual brasileira e como corresponder às exigências dos tempos atuais.

Os Congressos Internacionais da Educar Educador estarão subdivididos em:
20º Educador – Congresso Internacional de Educação.
10º Avaliar – Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação.
9º Educador Management – Seminário Internacional de Gestão em Educação.
8º Infância&Cia – Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais.
3º Educatec – Fórum Virtual Educa de Tecnologia e Inovação em Educação
2ºProfitec – Congresso Internacional sobre Educação Profissional e Tecnológica.

A feira de exposições de empresas e projetos educacionais é gratuita e aberta ao público. Mas para assistir as palestras, é preciso se inscrever e fazer o pagamento pelo site. Os pacotes variam de R$300,00 para assistir 2 palestras até R$ 650,00 para acompanhar toda a programação do evento.


TAGS

dispositivos móveis, jogos, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x