Especial 'Escola Livre de Ódio' é tema de bate-papo com estudantes da rede pública da Bahia - PORVIR
Crédito: Sintropika/Porvir

Blog

Especial ‘Escola Livre de Ódio’ é tema de bate-papo com estudantes da rede pública da Bahia

Segundo encontro de Agências de Notícia nas Escolas, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira, marca parceria com Porvir: os alunos vão produzir pautas relacionadas a fake news e as melhores serão publicadas no portal

por Redação ilustração relógio 23 de maio de 2024

Cerca de 100 alunos da rede pública de ensino da Bahia se reuniram para conversar sobre desinformação, fake news, redes sociais e os impactos desses fenômenos no cotidiano de cada um deles na última terça-feira, 21, em Salvador (BA).

Durante o 2º encontro de Agências de Notícias nas Escolas, o Porvir realizou um bate-papo envolvendo estes temas e mostrando os bastidores do especial “Escola Livre de Ódio”, lançado em novembro de 2023 e que tem como enfoque situações de violências sofridas no ambiente escolar e em como enfrentá-las. A atividade aconteceu na sede do IAT (Instituto Anísio Teixeira), promotor do evento.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Acompanhados de seus professores orientadores, a turma ouviu o repórter Ruam Oliveira, do Porvir, que contextualizou todo o processo de produção do guia multimídia especial, desde a apuração prévia até a publicação, e como cada elemento textual e visual foi pensado para compor o produto final.

Antecedendo à fala do repórter, a pesquisadora e doutora em comunicação, Daniela Silva, trouxe aspectos mais conceituais a respeito da desinformação, destacando como esses discursos de ódio se formam e aparecem nas redes sociais e de que maneira a educação midiática contribui no combate a esse cenário. 

Convite para as Agências

Para impulsionar as agências de notícias a seguirem produzindo conteúdos que se preocupem com essa temática, o IAT, em parceria com o Porvir, lançou um desafio de pautas das fake news. Até o final de agosto, as agências participantes do programa deverão produzir uma reportagem que esteja relacionada à desinformação, levando em consideração os contextos de seus territórios. As três melhores produções serão veiculadas no Porvir. 

O encontro de agências de notícias nas escolas recebeu estudantes e professores de 26 territórios distintos. Ao todo foram 50 colégios de 46 municípios participando ativamente dos três dias de evento, que contaram com oficinas sobre produção de texto, edição de áudio, propostas audiovisuais, contação de histórias e mais. 

Além disso, os integrantes das agências participaram de um passeio por pontos turísticos de Salvador, tendo como missão produzir uma reportagem sobre o que viram nessa empreitada. 

Histórico do projeto

Durante o ano de 2023, o IAT criou o projeto pedagógico Agência de Notícias nas Escolas, proposta que reúne estudantes e professores para que possam vivenciar a experiência de produção e veiculação regular de conteúdos noticiosos sobre a escola e o território. 

Foram implantadas agências de notícias em 50 escolas estaduais da Bahia, distribuídas estrategicamente por 46 municípios em 26 territórios de identidade. Cada agência é constituída por equipes compostas por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores (cada escola possui autonomia para definir a quantidade de estudantes participantes de cada agência, desde que mantenha um mínimo de cinco estudantes e um professor).


TAGS

educação midiática, porvir

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x