Exposição sobre futebol ajuda a aprender português - PORVIR

Inovações em Educação

Exposição sobre futebol ajuda a aprender português

Futebol na Ponta da Língua apresenta o esporte a partir de diferentes perspectivas: vocabulário, literatura e próprio jogo

por Marina Lopes ilustração relógio 4 de julho de 2014

Aprender português pode ser tão divertido quanto jogar futebol, principalmente em ano de Copa do Mundo. Para mostrar a relação entre o idioma e um dos esportes mais tradicionais da cultura brasileira, está em cartaz no Museu da Língua Portuguesa a exposição Futebol na Ponta da Língua. Com ajuda de recursos interativos, o espaço convida o visitante a mergulhar no universo esportivo e conhecer mais sobre o vocabulário técnico do futebol, gírias, origem das palavras e a sua representação na literatura.

Durante a exposição, que está montada no saguão do segundo e terceiro andares do museu, os visitantes podem descobrir que o futebol também é uma linguagem com regras e códigos característicos, assim como a língua. Segundo Marina Toledo, coordenadora do núcleo educativo do museu, a mostra faz com que o público perceba o dinamismo da língua e a sua relação com a cultura, observando expressões que migram do campo para o cotidiano e vice-versa.

Exposição sobre futebol e língua portuguesa permite que se jogue uma partida com expressões comuns dos gramadosMarina Lopes / Porvir

Ao entrar no saguão do segundo andar do museu, o público se depara com a possiblidade de jogar uma partida de futebol com palavras. Escolhendo entre opções como passe, chute e drible, é possível marcar um gol e ver explicações sobre o significado das expressões “gol de placa”, “dar zebra”, “perna de pau”, entre outras. A cada jogada aparecem explicações de novos termos, animações e trechos de frases literárias ou letras de músicas.

No terceiro andar, o visitante percorre por um campo de futebol e, conforme se posiciona nas marcações feitas pelo chão, consegue ouvir narrações de jogos, músicas e trechos de obras literárias que citam o esporte. Entre os escritores que aparecem na mostra, estão nomes como Mário de Andrade, Luis Fernando Verissimo, Gilberto Freyre, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade.

“Ainda que não trabalhe com a educação formal, o museu usa uma série de atrativos modernos que ajudam chamar a atenção para a língua de uma maneira mais prazerosa”, explicou Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. Segundo ele, assim como a língua, que representa um importante elo para a construção da identidade do brasileiro, o futebol também é um elemento importante e característico da cultura nacional.

Espaço da exposição em que é possível ouvir diferentes narrações, de acordo com a posição escolhida do chãoMarina Lopes / Porvir

Interações com o público

A professora Rosineide Albuquerque, que ministra a disciplina de português para turmas do ensino fundamental 2, visitou a exposição acompanhada do marido e do filho de 7 anos. Para ela, o interessante da mostra é a interação e a possiblidade de tornar o aprendizado uma tarefa divertida, sem o peso da obrigação do dia a dia. “Os estudantes podem perceber que a língua não é apenas aquela coisa dos livros. Ela é viva como o futebol. Hoje não dá mais para aprender de uma forma estática”, afirmou.

Ainda que não trabalhe com a educação formal, o museu usa uma série de atrativos modernos que ajudam chamar a atenção para a língua de uma maneira mais prazerosa

A visitante Simone Cursini, economista, também aproveitou o período de férias escolares para levar o filho de 8 anos ao museu. “Eu acho muito importante que os pais também participem na educação das crianças. O meu filho está na fase de alfabetização e eu achei que seria bom trazê-lo aqui. Isso motiva a criança a tentar entender o que está escrito nas palavras e descobrir o seu contexto.”

De acordo com Sartini, cerca de 65% do público que vista o museu é composto por estudantes. Segundo o diretor, em geral os alunos apresentam muitos erros de português e o futebol pode ser uma boa forma para aguçar a curiosidade deles. “O objetivo é que todos saiam daqui orgulhosos por falar português e que sejam estimulados a aprender mais sobre o próprio idioma”, apontou.

A exposição Futebol na Ponta da Língua fica em cartaz até 7 de setembro. Para escolas ou instituições que desejem promover visitas monitoradas, é necessário realizar o agendamento com pelo menos um mês de antecedência. Conforme explicou a coordenadora do núcleo educativo, durante as visitas mediadas os educadores interagem com os grupos e provocam sobre as conexões entre o jogo e o cotidiano. Maiores informações podem ser consultadas no site do museu.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa
Data: 10 de junho a 7 de setembro
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro
Ingresso: Inteira: R$ 6 / Meia: R$ 3
Entrada gratuita às terças e sábados


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
5
0
É a sua vez de comentar!x