O que faz uma família ter tantos talentos
por Redação 21 de agosto de 2014
A criatividade é um talento inato ou qualquer um pode adquiri-la por meio da prática e da dedicação? Um artigo no site da revista norte-americana New Yorker sobre o tema cita Francis Galton, um psicólogo e polímata do século 19, que via mais que mera coincidência no fato de algumas famílias gerarem talentos em massa. São muitos os casos ao longo da história: os Dumas (Alexandre, pai e filhos), as Brontes (Emily, Charlotte e Anne) e os James (Henry e William), dentre outros.
Após identificar cerca de 400 talentos, Galton descobriu que mais da metade dos autores em prosa e mais de 40% dos poetas eram diretamente relacionados a outros grandes nomes da literatura. Músicos e pintores também tinham altas taxas (25 e 50%, respectivamente).
Atualmente, segundo Baptiste Barbot, diretor da Pace University, “todo mundo é criativo”e “temos que entender criatividade como uma constelação de fatores que aparecem no lugar certo e na hora certa”. Em um recente estudo envolvendo 500 famílias (1300 pessoas ao todo), psicólogos da Universidade de Yale descobriram que a escrita criativa recebe tanto a influência familiar (esposas também demonstravam predisposição) quanto era herdada.