Formação discute papel e responsabilidades do diretor escolar - PORVIR
Crédito: wittayayut / Fotolia.com

Inovações em Educação

Formação discute papel e responsabilidades do diretor escolar

Evento que acontece em São Paulo, Belo Horizonte e no Recife debate a importância do planejamento de ações conjuntas dentro da escola

por Redação ilustração relógio 12 de agosto de 2016

O diretor escolar, além de ser responsável por conversar tanto com professores quanto com alunos e familiares, deve traçar estratégias para possibilitar uma educação o mais alinhada possível com o mundo atual, eles devem estar sempre atentos a mudanças e inovações no processo de ensino-aprendizagem. Como uma forma de promover uma reflexão sobre as práticas educacionais, o curso “Eficácia na Gestão Escolar e Pedagógica – Estratégias para Resultados” está com inscrições abertas.

Oferecido pela HUMUS, empresa que promove cursos e seminários com a missão de desenvolver gestores da educação e saúde, o curso tem como objetivo mostrar aos participantes a importância do planejamento de ações conjuntas dentro da escola. Essa estratégia permite que os ensinamentos e aprendizados estejam integrados.

A formação de quatro dias acontecerá em três cidades brasileiras, para atender profissionais de diferentes regiões. A primeira data fica com a capital paulista, São Paulo, que recebe a formação nos dias 15 a 18 de agosto. Do dia 30 de agosto a 02 de setembro, é a vez de Belo Horizonte. Por último, de 13 a 16 de setembro, Recife recebe a formação.

A dinâmica do curso foi dividida em duas partes: os módulos e as visitas à instituições que são referencia em metodologia inovadoras de aprendizagem. O módulo I, que será realizado das 9h às 18h, trata do tema “Gestão escolar: articulação das diferentes instâncias para a organização do trabalho pedagógico”. O debate será dividido em outros tópicos, como análise de problemas e identificação de necessidades, os propósitos e desafios da gestão do projeto político pedagógico, entre outros. Esse primeiro dia ficará a cargo da assessora pedagógica Mônica Fujikawa.

Já o segundo módulo, que vai das 8h30 às 12h30, terá como tema “A formação continuada dos professores: desafio contínuo da gestão escolar”. Funcionando no mesmo formato do primeiro, alguns dos tópicos a serem debatidos são: formação continuada, importância do planejamento criterioso e dimensões atuais na formação dos professores. A discussão será comandada pela consultora associada da HUMUS, Lucilla da Silveira Leite.

Encerrando a parte teórica, o módulo III tem como tema “A liderança e a gestão do capital humano nas escolas” e trata mais da parte do diretor como uma figura de líder e será comandado pela diretora e fundadora da HUMUS, Sonia Simões Colombo.

Os outros dois dias de formação serão reservados às visitas nas escolas, que variam de acordo com a cidade. Em São Paulo, algumas das instituições que serão visitadas são os colégios Vértice, Bandeirantes e o Projeto Âncora. Já em Belo Horizonte, serão visitados cinco colégios, entre eles o Santa Dorotéia, Bernoulli e Loyola. Em Recife, é a vez dos colégios Equipe, Damas, Fazer Crescer e Boa Viagem.

Ao todo, as 32 horas de curso demandam um investimento de R$ 2.490, valor que pode ser dividido em até três parcelas de R$ 830. Esse valor engloba o curso de dois dias, as visitas às escolas na cidade escolhida e o transporte para as visitas.

As inscrições podem ser realizadas aqui e mais informações podem ser consultadas aqui.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x